Esportes de Primeira - Itamar Ciríaco
Clássico
Publicado: 00:00:00 - 22/01/2022 Atualizado: 00:15:44 - 22/01/2022
Itamar Ciríaco
 itamar@tribunadonorte.com.br

Ao menor sinal de um clássico aquela pergunta tradicional já dobra a esquina: Quem é favorito? A resposta pronta também vem junto, como se siamesa fosse do questionamento. Concordo com a associação. O favoritismo em um clássico é bem relativo, afinal a rivalidade por si só já equilibra a balança. No entanto, sempre disse que existe um time que vive o melhor momento. Aquele recorte do período em que o jogo será disputado. Se o recorte preferido pelo leitor incluir as quatro rodadas do Campeonato Potiguar, o ABC sai na frente em relação ao América para o jogo deste domingo (23), no Frasqueirão. Se o recorte levar em consideração apenas os jogos da última quarta-feira, existe um equilíbrio. Tanto Alvinegros quanto Alvirrubros fizeram ótimos jogos no meio da semana e mostraram que podem fazer um grande clássico. No entanto, caso o leitor prefira se ater aos números, a balança volta a pender para os abecedistas. O time só vence jogando em casa. São 14 vitórias seguidas. Tem o melhor ataque e está três pontos à frente do rival. Mas, se você é daqueles que acreditam que, esse tipo de coisa, motiva o time que está correndo atrás, aí, sua aposta deveria ser no time americano. Enfim, cada um se agarra no que acha mais crível para escolher. O importante é que todos torçam e que o jogo aconteça no clima de paz e que seja digno das tradições do duelo.

Respeito
As leis e as instituições foram crias para imporem limites e respeito. Não existissem dificilmente a sociedade teria avançado ao nível que avançou e muito provavelmente ainda seríamos bárbaros. Mas esses órgãos, a quem a sociedade entrega poderes, precisam funcionar, se manifestar e, acima de tudo agir. Tudo precisa de limite e são eles quem estão aí para isso. Desde o começo do Campeonato Potiguar que virou tradição fazerem críticas a arbitragem. Até aí tudo bem, mas quando as coisas passam do limite o Tribunal de Justiça Desportiva – TJD precisa agir com rigor, sob o risco de instalação de uma espécie de “balbúrdia”. Este ano já tivemos vídeos, gestos desrespeitosos à beira do gramado e até obscenos. Dessa vez, o ASSU foi às redes sociais para lançar uma frase no mínimo ofensiva. “Estamos todos bem, só levaram o resultado!” escreveu a conta oficial do clube no Twitter. A frase não deixa dúvidas de que há a acusação de “roubo” no jogo contra o Santa Cruz, no Frasqueirão. Sou favorável a críticas. Bem construídas, explicadas, demonstradas e respeitosas. Quando existe a ofensa, o limite extrapolado, tem que haver a intervenção.

Arrecadação
Até o momento o número do público no Campeonato Potiguar decepciona. O clássico é sempre uma oportunidade para aumentar essa média e como os clubes chegam bem para o jogo isso pode levar mais gente ao Frasqueirão neste domingo.

Números
De acordo com levantamento do pesquisador do Futebol Potiguar, Marcos Trindade, o clássico ABC x América já aconteceu 388 vezes no Estadual. Os números se referem a jogos de competições entre 1918 e 2021. Confira o resumo dos confrontos:
Total de jogos 388
Vitórias do ABC 142
Vitórias do América 130
Vantagem de vitórias do ABC 12
Empates 116
Total de gols 1.018
Gols do ABC 543
Gols do América 475
Saldo pro ABC 68

Representante
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, José Vanildo esteve em São Paulo, na última quinta-feira para participar de uma reunião do Sindicato do Futebol Profissional Nacional. O encontro serviu para a eleição da nova diretoria e para discussão de aspectos administrativos e planejamento nacional do futebol e entidades esportivas.

Copa 
O primeiro dia de venda de ingressos para a Copa do Mundo 2022 registrou 1,2 milhão de pedidos. O maior número de reservas foi do Catar, seguido da Argentina, México, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Inglaterra, Índia, Arábia Saudita, Brasil e França.

Patrocínio
A distribuidora de combustíveis ALE definiu uma das ações de marketing para este ano. A companhia renovou a parceria de sucesso com a Copa do Nordeste e segue como a patrocinadora oficial da maior competição regional do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Os jogos da primeira rodada serão realizados no dia 22 de janeiro. A estratégia reforça, mais uma vez, a presença da ALE no marketing esportivo e o fortalecimento da marca no Nordeste, uma das regiões mais relevantes para a companhia. Além da sede em Natal (RN), atualmente a companhia mantém cerca de 500 postos de combustíveis e serviços com a marca ALE nos nove estados nordestinos.

Propostas
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues, apresentou duas propostas durante reunião com representantes da UEFA em Luque, no Paraguai. Estiveram presentes o Presidente da confederação europeia, Aleksander Ceferin, os Vice-Presidentes Sandor Csanyl e Fernando Gomes e o Chefe de Futebol da UEFA, Zvonimir Boban. Aproveitando o encontro com o Conselho da CONMEBOL, Ednaldo Rodrigues propôs o reconhecimento da Licença PRO de Técnicos da CBF Academy pela UEFA. O Presidente da CBF também levou a proposta de um jogo entre as seleções principais masculinas de Brasil e Inglaterra, vice-campeões continentais em 2021.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte