Clássicos em harmonia

Publicação: 2017-10-01 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Nos primórdios da música pop negra, estava o grupo vocal The Platters. Nascido em Los Angeles, em 1953, já passou por diversas formações e segue embalando plateias com sua mistura de clássicos e vozes harmonicamente afinadas. O quarteto estará em Natal no próximo dia 21 de outubro, enlevando o público no Teatro Riachuelo. A banda, que está no Rock ‘n Roll Hall of Fame desde 1990, promete cantar todos os sucessos que atravessam gerações.

O grupo é originário da tradição americana do doo-wop, rhythm and blues e soul, de cantos devidamente harmonizados. Entre seus clássicos estão “Only you”, “Smoke gets in your eyes”, “The great pretender”, “Blue moon”, “My prayer”, “You’ve got the magic touch”, “You’ll never know”, “Unchained melody”, “I only have eyes for you”, “Under the boardwalk”, e “I love you a thousand times”.

O grupo gravou cerca de 400 canções entre 1953 e 1977, vendendo mais de 80 milhões de cópias, e se apresentaram por todo o mundo, ganhando muitos prêmios e a presença no Rock and Roll Hall of Fame ao longo do caminho. Atuou em uma série de filmes, tais como “Rock Around The Clock” (1956), “Rock all night” (1957), “Europe by Night” (1959),  e “The girl can’t help it” (1956).

Inicialmente, eles foram usados como backing vocals em gravações de outros artistas. Seu primeiro trabalho de estúdio foi por trás do saxofonista Big Jay McNeely, em julho de 1953. A primeira sessão de gravação dos Platters foi realizada em 15 de Setembro de 1953, altura em que o grupo era composto por Tony Williams (tenor), Gaynel Hodge, (tenor), David Lynch (tenor), Alex Hodge (barítono) e Herb Reed (baixo) – nenhum deles estão na formação atual.

Entre 1956 e 1962, os sucessos se sucederam, “The magic touch” (quarto lugar), “My prayer” (primeiro lugar), “You never know” (décimo), “Twilight  time” (primeiro lugar), “Smoke gets in your arms” (primeiro lugar), está última gravada em Paris por ocasião da tour europeia de 1959, e várias outras.

Em 1961 começaria a se complicar a história; Tony Williams, então, uma das maiores vozes da América, resolveu seguir carreira solo e assinou com a gravadora Reprise (de Frank Sinatra) e foi substituído por Sonny Turner. O Platters oficial (lembrando que era uma empresa de Buck Ram) continuou com diversos integrantes ao longo dos anos. Em 05 de junho de 2012, morre Herb Reed, aos 83 anos, com uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Era o último membro original do The Platters. O atual líder do grupo B.J. Mitchel canta desde os anos 60 e ainda foi o único que trabalhou com o fundador do grupo Paul Robi.

Serviço

The Platters. Dia 21 de outubro  no Teatro Riachuelo. Assinante da TN tem 50% de desconto em até dois ingressos inteiros.   

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários