terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Clássico dos extremos

- Publicidade -

Em 2004, quando o América foi rebaixado para a Série “C”, seu adversário de amanhã, o Ceará estava numa posição relativamente confortável em relação ao risco de rebaixamento. Se não chegava a ficar perto do grupo que subiu para a “A”, pelo menos o alvinegro alencarino chegou ao final da Segundona reconfortado. Estava mantido para a “B” em 2005.  Hoje, os dois clubes vivem situação antagônica. O América no quinto lugar, o Ceará no 16o., o time rubro estando em primeiro lugar ao lado do Náutico no número de vitórias (14). Outro ponto extremo nos dois clubes é o América ter menor número de empates (um, apenas), enquanto o Ceará segura o recorde de ter nada menos de 12 jogos empatados.  O contraste maior é que, enquanto o time potiguar tenta chegar ao G-4, o Ceará  faz tudo para não retornar à zona de rebaixamento.

O lado ruim

Se o Ceará tivesse feito o dever de casa nos sete jogos que empatou diante de sua torcida, o clube estaria hoje com 47 pontos, isto é, no G-4 em terceiro lugar, atrás apenas de Náutico e Atlético, que têm 48 pontos. Em casa, empatar é um péssimo negócio.

Roberto Varela.

O industrial Roberto Pereira Varela, falecido anteontem aos 77 anos, quando tinha apenas 30 anos foi presidente do ABC durante dois anos, sendo sucedido por Firmino Moura. Varela chegou para o ABC após a excelente administração de  Ernani da Silveira, em 58/59. Roberto foi ainda deputado estadual em três legislaturas e chefe da Casa Civil do presidente Café Filho.

Roberto (2)

Roberto Varela recebeu o ABC como bicampeão estadual e, dois anos depois, entregou a Firmino como tetracampeão, chegando até o penta. Mas, é justo citar que o América havia se licenciado da FNF em 59, só retornando em 66.  Judas Tadeu decretou luto por três dias. Como tem ocorrido com outros ex-presidentes, Varela também se afastou do ABC após cumprir seu mandato.

Frustração

Vendo agora a emocionante eleição do cidadão José Robson do Nascimento (atacante Robgol, ex-ídolo da Frasqueira) para deputado estadual do Pará,  lembrei-me de que o pernambucano Alberi e o ala potiguar Marinho Chagas tentaram aproveitar o carinho do torcedor natalense para chegarem à Câmara Municipal. Mas, tanto Alberi como Marinho ficaram frustrados. Não passaram dos 400 votos. Robgol teve mais de 30 mil.       

Falha na tabela

O treinador do Sport, Givanildo Oliveira, tem toda razão de reclamar. Seu time enfrentou o Marília na terça-feira fora de casa, amanhã pega o CRB em Maceió e na terça-feira joga contra o Vila Nova, na Ilha. Depois, fica parado 10 dias. O treinador está uma fera com essa falha.

Falha (2)

Em princípio, muitos treinadores achavam ótimo uma folguinha na tabela. Só, que, numa competição de 20 clubes cada um querendo “devorar o outro”, três pontos valendo uma enormidade, parar 10 dias enquanto vê os adversários subirem de posição, é doloroso.

Davino balança

O empate do Fortaleza, em casa, contra o Figueirense é o segundo com o time sob os cuidados de Davino. Como o tricolor está na zona de rebaixamento, a vitória anteontem era considerada importantíssima para tornar menos traumática a situação. Agora, o tricolor pega o Vasco, ferido, em São Januário.         

Os postulantes

Dentro de mais alguns dias o torcedor brasileiro vai conhecer os novos inquilinos da Série “B”. As vagas deixadas pela Segundona serão ocupadas por quatro dos oito equipes que iniciam domingo a guerra por um espaço. São elas: Bahia, Vitória, Treze, Ferroviário, Criciúma, Ipatinga, Brasil/RS e BarueMedo de avião.

Medo de avião

Depois que aconteceu o acidente com o Boeing da Gol, semana passada, o meia Souza passou a se lembrar de umsusto que teve  em 96, na cidade de Quito,  quando era do Corinthians Paulista. Por isso, resolveu ir a Fortaleza, de carro, antecipando-se aos demais colegas, que só seguem hoje via aérea.     

Enquete

O site do ABC promove enquete junto aos torcedores alvinegros sobre quem deve ser o futuro treinador para a temporada 2007. Simões está na frente com32,1%, Ferdinando tem 25,9, Luiz Carlos Martins 13,4, Miluir (11,6) e Flávio Lopes 8,0%.

Enquete (2)

Estão sendo esquecidos alguns técnicos campeões, como Arthur Neto. Sérgio Lopes, Didi Duarte, Baltazar Germano, Erandy Montenegro, Danilo Menezes, quase todos morando aqui por perto.

Futebol de areia

O prof. Ândrey Valério convidando para a inauguração da sede da FNBS (beach soccer) no próximo dia 9, às 20h, no ginásio Humberto Nesi. Na ocasião, Valério reautografa seu livro “Futebol de Areia, Todos os Níveis”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas