sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Clima de paz na festa de abertura

- Publicidade -

Tiago Menezes
repórter

Hino nacional brasileiro, pira olímpica, show de papel picado e apresentações musicais e esportivas marcaram a abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), ontem pela manhã, no ginásio da UFRN. Não fossem o trânsito caótico do campus universitário e as já tradicionais troca de ofensas entre torcidas organizadas de colégios e clubes natalenses, o evento poderia ser ainda melhor.

Marcada para as 9h, a solenidade começou às 9h30, quando chegaram a governadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Rogério Marinho, a secretária estadual de educação, Betânia Ramalho, e o coordenador de desportos do RN, Osvaldo Neto.

O Instituto Padre Miguelinho abriu o desfile, que também contou com a participação de escolas públicas e privadas de todo o Estado, como as tradicionais Escola Doméstica de Natal, Marista, Atheneu e Floca.

O atleta Willian de Lima, da Escola Estadual Soldado Luís Gonzaga conduziu o fogo olímpico e emocionou os presentes na festa dos JernsO atleta Willian de Lima, da Escola Estadual Soldado Luís Gonzaga, teve a honra de conduzir a tocha e acender a pira olímpica, que representa o espírito esportivo, assim como nos Jogos Pan-Americanos e nas Olimpíadas. Jéssica Kelly, lutadora de taekwondo, leu o juramento dos atletas.

Segundo Creminaldo Souza, professor de handebol do Colégio Nossa Senhora das Neves, a retomada do desfile de abertura é uma tentativa de recuperar a grandeza do maior evento esportivo estudantil do RN. “Antigamente o Jerns enchia os olhos de todos nós, mas infelizmente isso mudou nos últimos anos. Espero que o nível dos jogos seja bom, e tudo corra na mais perfeita tranquilidade”, disse.

#SAIBAMAIS# 

Pelo menos na solenidade de abertura dos jogos, o clima foi de paz. Duzentos e cinquenta policiais militares garantiram a segurança do evento. Os PMs estavam espalhados pelo campus universitário, avenidas Bernardo Vieira e Roberto Freire, Complexo Viário do 4º Centenário, praça do CEI Mirassol e paradas de ônibus. De acordo com o tenente coronel Alarico Azevedo, subcomandante do policiamento na região metropolitana de Natal, a Polícia Militar será enérgica no combate aos vândalos que costumam agir durante o Jerns. “Não seremos tolerantes com quem for flagrado incitando a violência ou cometendo algum ato criminoso. As pessoas precisam entender que o importante é competir”, falou. “Vamos ter policias em todos os locais onde vão ser realizados os jogos”, afirmou Alarico. Após o término do evento, dois menores foram apreendidos, armados com pedras. Não houve confronto físico.

A governadora do RN, Rosalba Ciarlini, encerrou a solenidade. “Estou aqui prestigiando a abertura do Jerns porque acredito que o esporte tem que ser estimulado, apoiado”, disse. “O Jerns representa a história do Rio Grande do Norte. Neste evento já foram descobertos grandes valores que engrandecem e orgulham todo o Estado”, concluiu.

A 41ª edição do Jerns conta com a participação de 400 escolas e aproximadamente 13 mil atletas de todo o Rio Grande do Norte, divididos entre as categorias mirim, infantil e juvenil. Serão dez dias de competições e 28 modalidades esportivas, entre elas a natação, o vôlei, futsal, futebol, handebol, basquete, atletismo, pólo aquático, tênis de mesa, ginástica rítmica, taekwondo, judô, capoeira, pesca, surf e ciclismo.

O Jerns 2011 é promovido pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), através da Coordenaria de Desportos Escolar (Codesp). “Este ano nós estamos tentando recuperar a grandiosidade deste evento, que tem a capacidade de unir a educação escolar e o esporte numa competitividade sadia, que motiva o aluno a permanecer na escola”, definiu Betânia Ramalho, titular da SEEC.

O pequeno Pedro da Silva, de apenas sete anos, assistiu com atenção a abertura da competição que sonha disputar no futuro. “Eu gosto muito de jogar bola, e quero crescer logo pra jogar no Jerns. Tudo aqui é muito legal”, falou empolgado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas