Fotógrafo mexicano expõe cliques da solidão urbana

Publicação: 2019-07-11 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ramon Ribeiro
Repórter

A sombra da cidade oculta o ser que na penumbra passa despercebido aos olhos dos outros seres igualmente despercebidos. A vida contemporânea, em todos os seus contrastes, tem dessas coisas. E é sobre essas coisas que a lente do fotógrafo mexicano Andres Sanchez estava voltada quando ele fez a série de registros que hoje ocupa as paredes do Estúdio Duas (Ponta Negra). A exposição, intitulada “Invisibles”, será aberta nesta quinta-feira (11), a partir das 19h, com entrada gratuita.

Invisibles de Andres Sanchez reúne 25 fotografias
Invisibles de Andres Sanchez reúne 25 fotografias

Em “Invisibles”, Andres apresenta 25 fotografias feitas nos últimos três anos na cidade de Zacatecas, revelando um olhar diferente dos esteriótipos que algumas pessoas têm sobre essa específica região mexicana, que, segundo o curador da exposição, João Oliveira, se destaca pela atividade de mineração. “Zacateca é como se fosse Minas Gerais aqui no Brasil”, diz o curador.

“Este é um trabalho documental, em preto e branco, mas muito contemporâneo. Fala da vida nos espaços urbanos. Mostra pessoas nas ruas, silhuetas, contrastes”, comenta João Oliveira por telefone ao VIVER. Ao seu lado, Andres dá mais informações sobre a exposição. “Foco na questão da solidão. Da falta de interação entre as pessoas. É um trabalho que tem um pouco de tristeza, melancolia. Nas imagens há pessoas que parecem estar perdidas”, diz o mexicano.

“Invisbles” fica em cartaz no Estúdio Duas até 7 de agosto. Depois será montada na Galeria Margem, que está prestes a abrir em novo endereço, no bairro de Petrópolis. O diretor da Margem é o fotógrafo João Oliveira. Ele explica que a mostra individual marca o começo de um circuito internacional de exposições que a galeria irá promover em Natal. Ele anuncia que para o próximo mês será promovida uma exposição de fotógrafo chileno que reside em São Paulo. “Agosto é o mês da fotografia. Temos muitas atividades previstas para o período. Vamos começar esta exposição do Andres. Mas em breve anunciaremos mais ações”, diz o diretor da galeria.

As fotografias expostas no Espaço Duas retratam a solidão
As fotografias expostas no Espaço Duas retratam a solidão

O Espaço Margem foi aberto em setembro do ano passado, em Lagoa Nova. O objetivo desde o começo é o de fomentar a cena fotográfica de Natal através de um Hub, um espaço que integra várias propostas dentro de um tema específico, a fotografia. No caso da Margem, o espaço funciona além da galeria de arte como escola de fotografia, estúdio, espaço cultural e café. A nova sede deve ser inaugurada com mais estrutura e num ponto de melhor acesso, em Petrópolis.

Serviço
Exposição “Invisibles”, de Andres Sanchez
Estúdio Duas (R. Praia Diogo Lopes, 2197 - Ponta Negra)
Vernissage no dia 11 de julho, às 19h
Visitação até dia 7 de agosto
Entrada gratuita.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários