sábado, 4 de maio, 2024
26.1 C
Natal
sábado, 4 de maio, 2024

Clubes já podem voltar aos treinos

- Publicidade -
A ameça de cancelamento do Campeonato Potiguar de futebol está desfeita, o governo reviu a posição adotada na semana passada, quando liberou apenas ABC e América, disputando competições nacionais e regionais,  para dar continuidade aos treinamentos. Em nota técnica divulgada ontem, a equipe  governamental reviu a posição, estendendo aos demais clubes profissionais inscritos na Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), os mesmo benefícios concedidos aos dois grandes clubes da capital.
Inicialmente o secretário de Saúde, Cipriano Maia, tinha liberado treinos apenas para ABC e América
Na reunião intermediada pelo pelo promotor responsável pela fiscalização da implementação do Estatuto do Torcedor no RN, Luiz Eduardo Marinho, o presidente da FNF, José Vanildo, fez as autoridades sanitárias verem que a medida em vigência iria provocar um desequilíbrio de forças entre ABC e América e os demais clubes que disputam o Campeonato Potiguar. 
No novo parecer técnico emitido, o Secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, reconheceu o pleito realizado pela entidade esportiva e disse: “a liberação de retorno aos treinamentos de tão somente os 2 clubes que disputam a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil importaria em quebra da paridade de armas no âmbito do Campeonato Nota Potiguar de Futebol, temporariamente paralisado por força do citado (endurecimento das medidas restritivas) no Decreto Estadual, com prejuízos aos demais clubes quando do retorno do torneio estadual. Ademais, cabe dizer que os clubes de futebol profissional têm adotado rígidos protocolos sanitários, com testagem contínua de atletas e comissão técnica”.
Em seguida Cipriano Maia destaca a liberação, mas alerta que será cobrada a prática de todos os requisitos do protocolo de segurança para controle da disseminação da Covid-19. “Resta, portanto, possibilitada a liberação das atividades de treinamento a todos os clubes profissionais de futebol devidamente inscritos junto à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), desde que observados todos os protocolos sanitários estabelecidos, limitados os locais de treinamentos aos atletas e à comissão técnica, vedada a presença de público e da imprensa”.
Peça fundamental no entendimento para o retorno das atividades no futebol, Luiz Eduardo Marinho ressaltou que a negociação avançou durante todo final de semana, quando foi possível fazer as partes chegarem a um ponto comum. Ele falou sobre a celebração do acordo  no programa Tribuna Esporte, na Jovem Pan News Natal.
“É importante sempre manter o diálogo neste sentido, o meu papel na promotoria que fiscaliza a implementação do Estatuto do Torcedor no RN é justamente intermediar, ser o interlocutor buscando o consenso entre a Federação Norte-rio-grandense de Futebol, governo e os demais envolvidos na questão de forma direta, que são os clubes. Então acredito que avançamos. Há também o apelo  da FNF para com o governo, que já é parceiro do futebol, para que a secretaria de Saúde possa ceder testes rápidos a fim que todos os jogadores sejam submetidos a testes, antes dos treinos,  garantindo mais tranquilidade ao trabalho nos clubes.  O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, se mostrou sensível com a solicitação e ficou de ver, dentro do ponto de vista técnico, como operacionalizar a questão”, afirmou.   
A medida gerou uma resposta imediata, o Santa Cruz que havia dispensado todo o elenco, até o próximo dia 2 de abril, quando será editada uma nova medida pelas autoridades sanitárias do governo, ontem mesmo anunciou a retomada dos trabalhos a partir de hoje. 
Já o presidente do América, Ricardo Valério, disse através de suas redes sociais que “a primeira etapa dos acertos do Governo do Estado, MP e FNF e os clubes foram atendidos com a liberação dos treinos. Vamos aguardar a avaliação do governo sobre o decreto que está para se vencer no dia 2/04, dentro das expectativas que o futebol e o nosso campeonato sigam os seus jogos normais”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas