sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Clubes podem decidir vagas no TJD

- Publicidade -
Pelo lado do América, o presidente Leonardo Bezerra disse não acreditar na retomada do Campeonato Potiguar, além de entender que o mesmo deve ser cancelado, uma vez que a CBF não poderá declarar um campeão de uma competição que não teve como chegar ao fim. 
“Se o campeonato não teve fim, não existe campeão. Ainda temos jogos a realizar, entre eles, a decisão do segundo turno. Em se tratando de ABC e América não podemos arriscar qualquer antecipação de resultados, independente se um deles vive um melhor momento que o outro. A história dos clássicos comprova isso. No meu entender, após o cancelamento, a ordem de classificação das equipes para 2020, deve obedecer aos parâmetros da competição imediatamente anterior para definir as colocações e quem irá ter direito as vagas no Brasileiro, Copa do Brasil e na Copa do Nordeste. Qualquer coisa fora desse padrão, será discutido na justiça pela parte do América”, antecipou o presidente alvirrubro. 
Os torcedores habituados a acompanharem as decisões dos campeonatos na arquibancadas dos estádios e arenas, na temporada de 2020 podem ser obrigados a acompanhar essa definição no tribunal
#SAIBAMAIS#No ABC a corrente é para que o clube seja declarado campeão, uma vez que já venceu o primeiro turno e vem liderando o segundo com uma certa folga em relação aos adversários. O treinador Francisco Diá destaca que qualquer outro tipo de decisão, não fará justiça ao grande trabalho realizado pela sua equipe. 
“Acredito que onde já foi definido o campeão de um turno, esses clubes devem ser declarados campeões estaduais da atual temporada. Seria a forma mais justa de premiar a competência de quem conseguiu se preparar e sobressair aos seus adversários. O ABC vinha vivendo um grande momento, ganhou o primeiro turno e estava liderando o segundo com folga, iriamos dar um liso nos adversários conquistando logo os dois turnos, porque não diminuímos o ritmo forte que conseguimos imprimir desde o início da competição. Se desejar fazer justiça, a FNF não terá outra alternativa a não ser, declarar o ABC campeão”, rebate Francisco Diá, que luta pelo seu primeiro título no Campeonato Potiguar. 
Terceiro interessado na questão do resultado final da competição estadual, o Globo também aguarda com ansiedade uma definição do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol. O presidente do clube de Ceará-Mirim, Marcone Barretto, disse que dois fatos devem nortear a tomada de decisão do presidente José Vanildo. 
“Sabemos que é preciso sair um campeão, porém o que irá incomodar mais? A competição ter prosseguimento para que seja definido um campeão ou forçar as equipes que já se desfizeram do elenco a remontar um grupo apenas para participar de duas ou três partidas, sendo obrigados a formular contrato de três meses com os atletas, como determina a lei no Brasil. ABC, América e Globo ainda possuem a Série D para disputar na temporada, os demais só têm o Estadual mesmo. Essa é uma questão que deve ser levada em consideração, os contratos dos jogadores estavam previstos para ser encerrados no dia 5 de abril”, lembrou Barretto, destacando que não será fácil se tomar uma decisão. 
Como pensa além do Estadual, apesar de ter liberado todo o elenco do Globo, Marcone Barretto disse que manteve os atletas sob contrato, mas sabe que o tempo corre contra ele. O dirigente espera uma definição em relação ao auxílio de R$ 75 mil que os dirigentes dos clubes nacionais, fora das Séries A e B fizeram a CBF, como forma de auxiliar o clube a saldar as dívidas com elenco nesse período sem arrecadação. 
Sobre a possibilidade de interrupção do Campeonato Potiguar, o presidente do Globo ressalta que, se a medida for efetivada, a alternativa mais justa seria declarar o ABC, vencedor do primeiro turno e líder do segundo, como campeão. Já em relação as definições dos critérios para apontar os demais colocados, ele vai de encontro a pretensão da diretoria do América. 
“Se for para ser leal na decisão, o ABC tem de ser apontado como campeão. Sendo declarado como vencedor, ele terá direito a classificação direta para Copa do Nordeste, Copa do Brasil e a Série D de 2021. O segundo lugar em diante, no ponto de visão mais lógico, deve ser apontado levando em consideração o clube mais bem colocado no ranking da CBF. Hoje o Globo está na frente do América, logo a segunda vaga na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil devem ficar com o Globo. A legislação me garante isso”, ressalta. 
O dirigente antecipou que qualquer medida tomada e que prejudique a equipe de Ceará-Mirim, será discutida na Justiça. 
“Levar em consideração o resultado do campeonato imediatamente anterior para definir as colocações dos clubes na temporada de 2020, não seria sensato. O Globo certamente vai entrar na Justiça, caso isso venha a se confirmar. Acredito que o ABC também seguirá o mesmo caminho, por que hoje ele tem garantida a vaga direta na Copa do Nordeste e, se for levado em consideração a colocação de 2019, o clube terá de tentar a classificação para fase de grupos participando de um jogo eliminatório na pré-Copa do Nordeste. Essa decisão não cabe e não é a mais sensata para o momento. Essa seria uma tremenda virada de mesa e prejudicaria o Globo”, afirmou Marcone Barretto. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas