Clubes potiguares conhecem os adversários da estreia

Publicação: 2019-12-13 00:00:00
A+ A-
Rio (AE) - A CBF sorteou ontem os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil, com destaque para os grandes times cariocas e mineiros, que entram na competição desde o início. O torneio começará em 5 de fevereiro. Em relação aos potiguares, o América ficou na chave 1 e vai definir sua sorte dentro da competição diante do São Luis-RS, dentro da casa do adversário, com a vantagem de ter a vantagem do empate. Já o duelo do ABC será contra o Aquidauense-MS, que entrará na competição na mesma condição do Alvirrubro.

O Botafogo enfrenta o Caxias-RS. Já o Fluminense visita o Moto Club-MA e, por fim, o Vasco encara o Altos-PI. Como integram a mesma chave, caso passem por seus adversários, a ABC e Vasco vão se enfrentar na segunda fase da competição, quando os mandos de campo já estarão definidos conforme o sorteio de hoje. Mas, em caso de empate, a disputa para saber quem irá para terceira fase, será nos pênaltis.  O Atlético-MG terá pela frente o Campinense-PB, e o Cruzeiro, recentemente rebaixado à Série B, estreia contra o São Raimundo-RR.

O América, se não possui nenhum dos gigantes brasileiros pela frente durante, terá de medir forças com um tradicional adversário nordestino: o Bahia, que compõe a chave 1 juntamente com River-PI, Coururipe-AL, Juventude-RS, XV de Piracicaba-SP e Londrina-PR. Já o ABC além do adversário de estreia e o Vasco, está na chave 9 terá a companhia também do Altos-PI, Fast Clube-AM, Goiás-GO, Santo André-SP x Criciúma-SC.

Nesta primeira fase, os times se enfrentam em jogo único, na casa da equipe pior ranqueada, mas com o visitante jogando pelo empate. A CBF também dividiu os confrontos em dez chaves. Apenas cinco equipes das 80 que entram na primeira fase vão chegar às oitavas de final.

Onze times vão entrar diretamente nas oitavas. Estão garantidos nessa fase o Cuiabá, por ser campeão da Copa Verde, o Fortaleza, campeão da Copa do Nordeste, o Bragantino, campeão da Série B, e mais o atual vencedor da Copa do Brasil, o Athletico-PR. Completam a lista os demais classificados para a Copa Libertadores: Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Corinthians e Inter.

A novidade da edição de 2020 é que a decisão foi antecipada para setembro. A intenção da CBF é evitar o conflito de datas com as fases decisivas do Campeonato Brasileiro, da Libertadores e da Copa Sul-Americana.

A Copa do Brasil ganhou em importância nos últimos anos por causa da premiação. Neste ano, o campeão Athletico-PR recebeu um total de R$ 64,35 milhões, sendo R$ 53 milhões pelo título. A CBF ainda não divulgou os valores para 2020, mas eles serão reajustados.