quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Clubes procuram um camisa 9

- Publicidade -
Romário, Ronaldo, Careca, Reinaldo, Serginho, Roberto Dinamite, Viola, Evair, Dario, Coutinho e Pagão. Esta é uma pequena lista de centroavantes que fizeram história no futebol brasileiro. Hoje, os clubes sofrem para encontrar um camisa 9. A situação é mais difícil entre os grandes de São Paulo, que estão utilizando o Campeonato Paulista para descobrir quem será o centroavante da equipe.
#SAIBAMAIS#
O Corinthians busca um famoso para o lugar de Jô, que foi para o futebol japonês, depois de ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro, mas além disso aposta no potiguar Matheus, que já ganhou o sobrenome de “Matias”.
O Palmeiras, agora com o técnico Roger Machado, aposta em uma recuperação do colombiano Borja, que está longe de ser uma unanimidade entre os torcedores. O Santos trouxe de volta Gabriel Barbosa, o Gabigol, para o lugar de Ricardo Oliveira, referência do time nos últimos anos.
Fora de São Paulo, o Atlético Mineiro e o Cruzeiro recorreram aos veteranos Ricardo Oliveira e Fred, enquanto que o Flamengo tirou Henrique Dourado do rival Fluminense. “Verdade que não temos grandes nomes como do passado, mas o sistema de jogo atual dos times prejudica a atuação dos centroavantes. A preocupação maior está em se defender”, disse Reinaldo, astro do Atlético Mineiro nos anos 70 e 80.
Segundo o “Rei”, apelido que ganhou da torcida atleticana, um grande centroavante sempre precisa ter um bom meia ao seu lado. “Antigamente, tínhamos duplas que se entendiam muito bem e jogavam muito tempo juntas”, disse Reinaldo, que atuou ao lado de Toninho Cerezo e Paulo Isidoro no grande time do Atlético, vice-campeão brasileiro de 1980.
Careca, que teve uma carreira repleta de êxito no Guarani, São Paulo e Napoli – onde fez dupla com Diego Maradona -, concorda que o futebol brasileiro sofre muito com a falta de centroavantes de qualidade. “Faz uma falta danada”, disse o camisa 9 titular da seleção nas Copas do México-1986 e Itália-1990.
Na lista dos 20 maiores artilheiros dos nacionais, 14 são centroavantes. O maior de todos é Roberto Dinamite, do Vasco, autor de 190 gols, em 328 jogos, de 1971 a 1992. 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas