quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Clubes querem liberar os treinos

- Publicidade -
Os Clubes de futebol potiguares esperam por uma “Nota Técnica” do Governo do Estado liberando a realização de treinamentos sob novas condições de protocolo. Ontem, ABC e América cancelaram seus trabalhos, atendendo ao aconselhamento do Promotor Público Luiz Eduardo Marinho, responsável pelo acompanhamento da aplicação do Estatuto do Torcedor no Rio Grande do Norte.
O ABC tinha programado um treinamento para ontem em seu estádio, mas teve que desistir da ideia e aguarda por autorização
De acordo com Marinho, o Ministério Público não será obstáculo para a volta dos treinamentos, uma vez que os protocolos já teriam se mostrado seguros. No entanto, ele afirma que essa autorização precisa ser oficializada pelo Estado. “O Decreto é claro e a atividade futebol está proibida no Rio Grande do Norte. Para que haja os treinamentos precisa que seja publicada uma Nota Técnica tratando da excepcionalidade”, explicou.
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF, José Vanildo manteve contatos prévios com o MP para uma consulta, uma vez que a intenção de ABC e América era treinar já ontem. Inclusive, ambos já haviam enviado, através de suas assessorias, a programação de treinamentos diários, com redução de horários e da presença de profissionais nos Centros de Treinamentos. Os clubes se comprometeram a manter os testes de covid-19, ainda que jogos não estejam sendo disputados.
“Falamos com o MP e a resposta foi de que os treinos não são permitidos. Carecem de autorização. A gente entende a determinação dos governos e compreende a intenção de salvar vidas. Mas o futebol vive uma situação diferente e esperamos que a governadora Fátima Bezerra compreenda isso”, comentou Vanildo.
O presidente da FNF voltou a criticar o que chama de “insegurança jurídica”, uma vez que os clubes não sabem se, após o prazo de validade do decreto (2 de abril) haverá prorrogação da proibição. “Os clubes estão sem saber como se planejar. E tem o caso de ABC e América que jogam competições fora do Rio Grande do Norte”, disse.
Vanildo revelou que o Alvinegro e o Alvirrubro estudam a possibilidade de treinar e jogar fora do Estado e até mesmo de criação de uma espécie de “bolha”, como aconteceu na NBA Norte-americana. “Tudo isso está sendo pensado. Existe a possibilidade da Paraíba e até de Alagoas nos receber. Mas isso demanda em custos. Entramos em contato com a Confederação Brasileira de Futebol e explicamos a situação. Eles foram sensíveis e inclusive já alteraram a data do jogo do ABC contra o CRB pela Copa do Nordeste”, antecipou José Vanildo.
ABC e América também já estão pensando em deixar o Estado para jogos e treinos mas, ambos os clubes enfatizaram os poucos recursos disponíveis no momento. O presidente Alvinegro Bira Marques ainda terá que resolver outra polêmica. Um processo judicial trabalhista bloqueou as verbas que o clube tem a receber da participação na Copa do Brasil.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas