sábado, 4 de maio, 2024
30.1 C
Natal
sábado, 4 de maio, 2024

CNH será solicitada pela internet

- Publicidade -

Luiz Henrique Gomes
Repórter

Os processos referentes à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão ser iniciados por meio da internet nos próximos 20 dias, de acordo com o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), Eduardo Machado. A partir de agora, não será mais preciso ir ao órgão para iniciar os processo de primeira habilitação, renovação da CNH e mudanças de categoria. A medida é para descentralizar o serviço e diminuir a demanda nos guichês do órgão.

Antes, todo o processo de emissão das CNHs era presencial. Hoje, autoescolas já iniciam o processo e, em breve, solicitação será pela internet
Antes, todo o processo de emissão das CNHs era presencial. Hoje, autoescolas já iniciam o processo e, em breve, solicitação será pela internet

#SAIBAMAIS#Desde a última semana, o órgão se mobiliza para descentralizar o início desses processos. Antes da mudança, os processos eram abertos somente no Detran ou nas Centrais do Cidadão. Agora, as 94 autoescolas habilitadas do estado estão aptas para a atividade. Basta ir a uma das CFCs, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência e informar qual o serviço que deseja realizar. As informações são inseridas em um banco de dados do Detran e uma guia de identificação do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) é impressa.

Com as novas medidas, ir ao Detran é necessário somente a partir da digitalização e autenticação de documentos. Mas isso pode mudar no futuro. Segundo o diretor-geral, a tendência da descentralização é se estender aos diversos serviços. “No futuro, quem sabe, poderá ter a digitalização e a autenticação nos CFCs. Isso é algo que a gente vai vendo aos poucos, observando os resultados e no passo a passo”, disse Eduardo Machado.

No caso de primeira CNH, por exemplo, os exames de saúde e psicoteste são feitos em locais indicados no guia do Renach. Depois desses passos, as aulas teóricas e práticas começam nas autoescolas. As provas não sofreram alterações e continuam sendo marcadas e feitas no Detran – no ano passado, a prova prática passou a ser possível de marcar por meio da internet, também para descentralizar o serviço.

Ainda de acordo com Eduardo Machado, a medida é para diminuir as filas e o tempo de espera no órgão. Somente em 2017, 208.279 atendimentos referentes à CNH foram realizadas em 27 locais do Detran. Mais da metade dos casos (196.744) foi para emissão de novas carteiras. “É como se agora a gente estivesse abrindo 94 outros Detrans no Rio Grande do Norte. A gente possibilita a mobilidade das pessoas”, avaliou. Em relação a iniciação online dos processos, afirmou que “vai facilitar ainda mais o processo”. 

A abertura de processo por parte das autoescolas foi possibilitada depois da mudança no sistema de informação do Detran, por parte de uma empresa privada. Entretanto, as CFCs reclamam que não houveram instruções para a realização do serviço. Júlio Vicente, diretor de ensino de uma autoescola da zona sul de Natal, conta que o Detran “fez que cada autoescola aprenda na ‘marra’ como tirar as carteiras”.

Com mais de uma década de experiência em autoescolas, ele relata que tem familiaridade com o sistema, mas entende que, não fosse por isso, estaria tendo dificuldades. “Eu sei quais os documentos são precisos, sei instruir quem precisa realizar o processo, mas muita gente que está começando agora não sabe e não recebeu instrução”.

Eduardo Machado afirma que a abertura dos processos é “uma coisa que se aprende no dia a dia”. Ele disse, entretanto, que há equipes da empresa privada de consultoria prestando auxílio as autoescolas que estão com dificuldades e aos próprios servidores do Detran. Outra opção, segundo conta, é procurar o serviço de atendimento do órgão. “Quem está tendo dificuldades é só entrar em contato e, aos poucos, a medida vai se difundindo”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas