quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cobertura de sarampo e polio atinge 55%

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte atingiu 55,41% de cobertura da vacina contra a poliomielite e 55,16% da vacina contra o sarampo. No sábado (18) aconteceu o Dia D de vacinação e os dados foram divulgados nesta segunda-feira (20) pelo Ministério da Saúde.

A campanha terá postos de vacinação disponíveis em quatro shoppings da capital potiguar até o próximo fim de semana

A campanha terá postos de vacinação disponíveis em quatro shoppings da capital potiguar até o próximo fim de semana

A campanha para vacinar crianças entre 12 meses e menores de cinco anos começou no dia 6 de agosto e segue até o dia 31 de agosto. A meta nacional é imunizar 95% das crianças. Até o momento, 51% do público-alvo recebeu a dose da vacina.

Ao longo dos últimos três anos, os níveis de cobertura vacinal têm caído em todo o país. No Rio Grande do Norte, os níveis de 2018 foram os mais baixos desde o início do programa nacional de imunização. De acordo com u relatório do Ministério da Saúde, divulgado em junho deste ano, 21 cidades potiguares estão com alto risco de poliomielite. A doença, que é altamente contagiosa, pode causar sequelas graves para toda a vida e havia sido erradicada do Brasil em 1994.

“Esse é um movimento de todos, um trabalho de todos para proteger as nossas crianças. Pais e responsáveis devem levar as crianças que ainda não foram vacinadas, independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. O esforço do país é impedir que  doenças já eliminadas não retornem o Brasil”, enfatiza o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

Entre os estados com melhor cobertura vacinal neste momento, estão: Rondônia, com 85,03% para a pólio e 83,45% para o sarampo, seguido por Amapá com 76,15% pólio e 75,96% sarampo. Entre as coberturas mais baixam, destacam-se: Rio de Janeiro, com 29,49% do público-alvo vacinado para pólio e 31,33% para sarampo e Pará, que tem 33,60% pólio e 33,59% sarampo.

Após o dia D, a vacinação contra sarampo e poliomielite continua na capital. Postos de vacinação foram montados em shoppings como forma de aumentar o percentual de crianças. A iniciativa da Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai possibilitar a abertura de salas de vacinação no próximo fim de semana (dias 25 e 26 de agosto) nos shoppings Midway Mall, Partage Norte Shopping, Cidade Jardim e Praia Shopping.

Durante a Campanha, que se estende até o dia 31 de agosto, o objetivo é imunizar 43.475 crianças na capital potiguar e os pais ou responsáveis pelos menores podem buscar atendimento em qualquer unidade de saúde do município. Ao todo, são 64 salas de vacina abertas, de segunda a sexta-feira, distribuídas pelos cinco distritos sanitários. 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a vacinação é a única forma de impedir a propagação do vírus do sarampo, que voltou a circular no país, e evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil. Mesmo aqueles que já receberam as doses devem ser vacinados. 

Cobertura caiu no RN
A mobilização para vacinar crianças contra sarampo e poliomielite chega após um dado preocupante. Os níveis de cobertura vacinal em bebês de até um ano, no Rio Grande do Norte, é o menor desde o início do programa nacional de imunização. O Estado segue a tendência nacional, que apresenta, desde 2015, quedas que preocupam os profissionais da saúde, e podem representar o retorno de doenças graves já esquecidas, como a poliomielite e o sarampo. Este ano, nenhuma das 10 vacinas obrigatórias conseguiu atingir a meta mínima de 95% de cobertura a ser cumprida e mais grave: o número de crianças vacinadas entre 2015 e 2018 caiu quase pela metade, em nove das 10 vacinas obrigatórias. Vacinas como a Pentavalente, que previne contra a difteria, o tétano, o coqueluche; Hepatite B; Poliomielite e a Varicela (tetra Viral) atingiram entre 42,5% e 38,6% da cobertura estimada pela Saúde. Além dessas vacinas, o calendário do Ministério da Saúde prevê vacinação para doenças como: tuberculose, meningite e infecções por HiB, pneumonia, otite, diarreia por rotavírus e hepatite A.

Com estoques de vacinas abastecidos nacionalmente, os motivos da baixa cobertura são principalmente decorrentes da falta de conscientização dos pais. Muitos dos jovens pais, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Imunização, cresceram sem o fantasma de muitas das doenças prevenidas pelas vacinas. Esse, de acordo com a coordenadora do setor, Katiuscia Rosali, seria um dos principais motivos que leva à falta de conscientização a respeito da importância das vacinas no primeiro ano de vida da criança.

Outro fator, no entanto, não pode ser excluído das causas para os baixos índices: as campanhas anti-vacina, que vêm ganhado força, principalmente ,na Europa nos últimos anos. “A ideia propagada é, basicamente, de que prefere-se que o filho contraia a doença e combata com suas próprias defesas imunológicas, do que correr o risco de ter reações adversas pela vacinação. Essa mentalidade, porém, pode gerar graves consequências para a saúde pública”, explica Katiuscia.

Em um ano, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de casos de sarampo cresceu 400% na Europa. A distância física entre os continentes não tranquiliza os profissionais da saúde. “Estamos em época de Copa do Mundo, com muitos brasileiros viajando para a Europa. O risco de que pessoas peguem a doença e tragam para o Brasil é alto”, diz a coordenadora.

Confira como se dará a vacinação:

Sarampo: crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses tomou durante a vida. 

Poliomielite: crianças de um até menores de cinco anos, independentemente de quantas doses já tomaram durante a vida. Caso ainda não tenha sido vacinada, será realizada a vacina inativada de poliomielite. Já se a criança tiver sido vacinada uma ou mais vezes, será feita a vacina oral.

Horário de funcionamento nos Shoppings
Midway Mall: Sábado e domingo – 10h às 20h;

Partage Norte Shopping: Sábado – 10h às 18h, Domingo – 11h às 18h;

Shopping Cidade Jardim: Sábado – 9h às 17h, Domingo – 15h às 19h;

Praia Shopping: Sábado e domingo – 10h as 17h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas