Codern busca nova solução portuária

Publicação: 2013-04-14 00:00:00 | Comentários: 1
A+ A-
O novo porto seria uma alternativa para produtos como minériosA Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiern) estudam a possibilidade de construir um porto em Caiçara do Norte, distante 149 quilômetros de Natal. O porto seria a possível solução para atender as necessidade do setor de mineração para a exportação. Relatório da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte entregue recentemente à direção da Codern revela que, na costa daquele município, uma falha geológica no mar permite a navegação de embarcações de grande porte – com mais de 50 mil toneladas.

Para isso, as entidades buscam parcerias com o poder público, nas três esferas do poder, além da Confederação Nacional das Industrias (CNI), federações e empresários de diversos setores da economia para encomendar estudos técnicos de viabilidade econômica. O minério, depois da fruticultura e extração salineira,  são os principais produtos da pauta de exportação.

Mas, para sair do papel – a exemplo de projetos como o de criação de um porto em Porto do Mangue, ampliação do Porto de Natal para a margem esquerda do Rio Potengi, entre outros, cogitados por mineradoras e anunciados pelo governo ao longo dos anos - o porto para escoar graneis sólidos de Caiçara do Norte deve ultrapassar desafios.

Entre os principais estão a implantação de infraestrutura e logística de transporte, com  novos modais que busquem diminuir  custos. Segundo dados de especialistas, o preço do frete significa 64% dos custos gastos com logística. Os acessos – um dos entraves encontrados por exportadores no Porto de Natal – são considerados essenciais para permitir a ampliação e melhor circulação de mercadorias, dentre outras exigências do mercado.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • georgmartins

    ANTES TARDE DO QUE NUMCA ATE QUE ENFIM SO QUEN NÃO PRESA PELO DESENVOLVIMENTO QUE AINDA INCISTEN NESSE PORTO AKI DENTRO DE NATAL EN FORTALEZA O PORTO TAMBEM ERA DENTRO DA CIDADE SO QUE LA OS POLITICOS PREZAM PELO DESENVOLVIMENTO AI FOI SIMPLES CONSTRUIRAM O PORTO DE PECEM A 30 KM DO CENTRO DE FORTALEZA RESULTADO ATE O RN MANDA PRA LA NOSSOS PRODUTOS COMO SAL FRUTAS MINERIO ETC TA NA HORA DO RN FAZER O MESMO PELO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DE SUA JA FRAGIO ECONOMIA