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Codern negocia a vinda de outros cruzeiros à capital

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A expectativa da Codern era que os torcedores estrangeiros, em maioria mexicanos, desembarcassem no terminal marítimo de passageiros do porto de Natal, que deve ser inaugurado  entre os dias 20 e 30 de maio e tem 93% das obras concluídas.

De acordo com Pedro Terceiro de Melo, ainda não há cruzeiros agendados para o terminal este ano, mas a companhia já foi contatada por consulados da Itália, dos Estados Unidos e do Canadá, interessados em viabilizar navios para o período da Copa.

#SAIBAMAIS#“Se está criando uma ideia de que não entra navio nenhum no porto. É como se tivéssemos construído uma obra de R$ 72 milhões (o terminal de passageiros) que não vai ter utilidade. Mas não é isso”, disse Terceiro. “Apenas um navio que está vindo e que não tem o calado que passa na ponte. Mas todos os navios que quiserem vir para Natal vão poder vir sem problemas”, acrescentou.

Segundo a Codern, o porto recebia uma média de 30 a 40 cruzeiros por ano – de menor porte – mas a média caiu para 15 em 2013 porque a atracação das embarcações em Fernando de Noronha, que passavam por Natal, havia sido proibida.

A chegada de um cruzeiro ao porto faz circular dinheiro no terminal e no mercado. Cada turista que desembarca gasta, em média, US$ 200, por dia, na cidade.  Para o porto, há uma receita de R$ 12 por passageiro, além de tarifas de atracação e desatracação.  

A logística que foi oferecida à operadora mexicana, frisa a Codern, é usada em outras cidades do Brasil e do mundo. Também já foi usada no porto de Natal, onde não é corriqueira.

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