terça-feira, 23 de abril, 2024
29.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Coleta de dados do Censo Escolar

- Publicidade -
Informações como a aprovação ou reprovação e abandono escolar dos alunos da educação básica devem ser encaminhadas ao Censo Escolar de 2019 até quinta-feira, 20 de março. Escolas públicas e privadas, que já participaram da primeira etapa da coleta de dados, devem informar os dados sobre os alunos para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável por coordenar o levantamento. Essa etapa da coleta de dados é chamada “Situação do Aluno”. Além das informações de rendimento dos estudantes, as unidades também devem encaminhar a movimentação dos alunos, isto é, se foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram, por exemplo.
Etapa inicial
A primeira etapa da coleta de dados é denominada “Matrícula Inicial”, em que são declaradas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula com base na realidade escolar do dia 29 de maio de 2019. O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área. O estudo é realizado em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa é indispensável para o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.
Apoio de universitários
Contribuintes que se preparam para fazer a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 pode contar com o apoio gratuito de universitários para preenchimento e envio. O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) da UnP estará com plantão de atendimentos até o dia 30 de abril. O serviço será oferecido nas Unidades Roberto Freire e Zona Norte. No primeiro local, os atendimentos acontecem terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 17h às 19h. Já na unidade que fica no Shopping Estação, alunos e professores atendem nas segundas e quartas, das 17h às 19h.

Febrace cancelada

Atendendo às medidas de prevenção contra disseminação do coronavírus, o   evento presencial da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – Febrace, agendado para o período de 16 a 20 de março, em São Paulo, foi cancelado. Todas as atividades acontecerão de outra forma, à distância via Internet, no período entre o dia 23 de março e 03 de abril. A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos. Anualmente, a feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia. Alunos de escolas públicas do RN estavam ansiosos com o evento.
Dia da Escola
Pouca gente sabe disso, mas neste sábado, 15 de março, é comemorado o Dia da Escola, uma data para relembrar o papel das instituições de ensino no desenvolvimento de cada indivíduo e, socialmente, na elevação do nível educacional e cultural de um país. Ninguém pode separar a convivência do ser humano da escola, um depende do outro. A presença da família no ambiente escolar é fundamental para aprendizagem dos meninos (as), não deixe a escolas sozinha nessa história.

Fera no Karatê
A aluna Ana Clarice Ananias Magalhães, do Colégio Nossa Senhora das Neves, irá representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê 2020, na Bolívia. A atleta participou de seletiva para Seleção Brasileira de Karatê contra lutadoras de vários estados do país e conquistou vaga em sua categoria. O Campeonato Sul-Americano será realizado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, entre os dias 20 e 26 de abril. Com 16 anos de idade, a karateca é faixa roxa e pratica o esporte há seis anos. Desde 2018, quando ingressou no sistema olímpico de karatê, vem tentando passar na seletiva, com treinos diários intensos.

Enem
Em Currais Novos, o Programa Complementar para Estudantes do Ensino Médio, campus da UFRN, oferta 200 vagas em curso preparatório para estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas presencialmente até o dia 16 de março. Participem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas