Com 19 interessados, Liga de Basquete Feminino projeta edição 2021

Publicação: 2020-12-01 19:36:00
Dezenove equipes manifestaram interesse de participar da edição 2021 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Os clubes foram representados em uma reunião virtual, realizada na última segunda-feira (30), em que a liga apresentou calendário e condições para disputa da próxima temporada. Em 2020, a competição foi cancelada após somente três partidas disputadas, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Créditos: Divulgação/Luis Cláudio Antunes

Além das oito agremiações participantes na LBF em 2020, mais 11 planejam integrar a competição feminina a partir do próximo ano. Algumas pela primeira vez, como o Flamengo, seis vezes campeão do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional masculino. Outras desejam voltar ao torneio, casos de BAX Catanduva e Sport Recife. O time do interior paulista não disputa a liga desde 2018, enquanto o pernambucano, que levou o título em 2013, está fora desde 2015.

“Estamos bem adiantados no assunto LBF 2021. Renovamos alguns patrocínios e também temos a lei do incentivo para nos dar um suporte durante o próximo ano. Estamos fazendo nosso planejamento e as expectativas são grandes para a possível volta da nossa equipe a uma competição de tanta visibilidade”, disse Natália Burian, gestora do Catanduva, ao site da liga.

Segundo a LBF, a próxima edição terá início em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, e vai até 29 de agosto, data do eventual quinto jogo da final. As agremiações podem se pré-inscrever até dia 15 de janeiro. Os anúncios dos clubes aceitos e da tabela está previsto para fevereiro. A última temporada finalizada foi em 2019, com o Sampaio Corrêa levando o título. A Bolívia Querida, que havia sido campeã pela primeira vez em 2016, superou o Vera Cruz, de Campinas (SP), na final.

“Assim como nos anos anteriores, temos a expectativa de montar uma equipe forte e competitiva e trazer o título mais uma vez para o nosso estado. Temos uma torcida apaixonada e esperamos que, na próxima edição, possamos contar novamente com a presença dela no ginásio, quando tudo isso tiver passado”, afirmou o vice-presidente do Sampaio e presidente do time de basquete, também em depoimento ao site da LBF.

Clubes que participaram da reunião
Times que disputaram o último LBF: Blumenau-SC, Ituano-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Santo André/Apaba-SP, Sampaio Corrêa, Sesi Araraquara-SP, Sodiê Doces/LSB e Vera Cruz.

Demais interessados na LBF 2021: ADRM Maringá-PR, Aeroclube-RN, Pé Vermelho/Londrina-PR, Basquete Clube Vizinhança-DF, BAX Catanduva, Caxias do Sul-RS, FEAC/Franca-SP, Flamengo, Foz Basquete-PR, São José-SC e Sport Recife.







Agência Brasil