sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Com custo de comercial, filme feito em Natal vai para Cannes

- Publicidade -
cassiano Arruda Câmara
Com o orçamento de um comercial standard no mercado local, um filme de curta-metragem (15 minutos), feito em Natal foi selecionado para a mostra oficial da categoria no Festival de Cannes que começa dia 6. O filme – “Sideral” – foi produzido com R$ 25.000 da Lei Albir Blanc, dirigido por Carlos Segundo.
Assim mesmo, Sideral  foi inscrito como uma coprodução internacional entre as empresas brasileiras Casa da Praia Filmes, O Sopro do Tempo e a francesa Les Valseurs, repetindo a parceria do longa “Fendas”, também dirigido por Segundo e lançado em 2019 no FID Marseille.
Filmado nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim, “Sideral” é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Será a única presença brasileira no festival de Cannes.
Doutor em cinema pela Unicamp, Carlos Segundo é atualmente docente e coordenador do curso de Comunicação Social Audiovisual da UFRN. Diretor, fotógrafo, roteirista e montador, realizou mais de 15 obras, entre ficção e documentário, que, ao todo, circularam em mais de 250 festivais nacionais e internacionais.
Falência da Igarés pode juntar Fátima e Alysson
A situação da Itagrés, na fábrica Porcelanatti, em Mossoró, pode aproximar a governadora Fátima Bezerra, do prefeito Alyson Bezerra, de Mossoró. É que o patromônio imobiliário que resta da empresa foi doado pelo Governo do Estado e Prefeitura, ambos interessados em reaver o patrimônio, uma vez que foi doado por ambos, meio à meio, com cláusula de retorno.
Com a empresa em recuperação judicial, os credores precisam chegar juntos. O Estado, além do terreno, é grande credor pelo ICMS não pago e pelas dívidas à Potigás.
Programa de Bolsonaro no RN está complicado
Confirmada por dois Ministros – Rogério Marinho e Fábio Faria – a visita do presidente Jair Bolsonaro, sexta-feira, ao RN, está complicada, O ponto principal da visita é a Barragem de Oiticica, destino final das águas do São Francisco. O difícil é definir o programa, pela desarmonia da governadora Fátima Bezerra com o Chefe da Nação.
Trata-se de  uma obra do Governo Federal, delegada ao Governo do RN. Problema: Como afastar Fátima da visita de Bolsonaro.
Suderj informa: Sai CTGÁS e entra Instituto de Inovação
O CTGás, instalado por Fernando Bezerra, então Presidente da CNI, e Bira Rocha, Presidente da FIERN, não existe mais.
Com pompa e circunstância, mesmo sem público, para evitar aglomeração de pessoas, foi instalado, terça-feira, o ISI (Instituto SENAI de Inovação) no seu lugar, e com os mesmos propósitos, na antiga instalação de 3.200 metros quadrados de área construída, tudo voltado para estudo das energias renováveis.. O CTGás surgiu no presuposto de grandes reservas de gás no RN, que não se confirmaram e o obrigaram a sua reinvenção, indo além da tecnologia do gás.
Ufresa e Prefeitura unidas para regularizar salinas de Grossos
Com 173 salinas artesanais, das quais 93 mapeadas, o município de Grossos tem um enorme problema pela ilegalidade com que elas vem funcionando e tornou-se parceira do programa “Ekosal”, criado pela UFRESA para oferecer suporte a regularização e modernização dessas unidades de produção de sal marinho.
O Projeto Ekosal começa tentando atrair os produtores. Já foram realizados dois encontros com representantes dos núcleos de Córrego, Boi Morto e Coqueiros. O projeto visa preservar a produção artesanal de sal marinho uma das atividades industriais mais antigas do Brasil.
Prefeitura promete Parque deCapim Macio em oito meses 
A Prefeitura de Natal firmou contrato para a instalação do Parque  Ecológico de Capim Macio, contando com áreas de convivência, pista de cooper, quadra esportiva e centro de eventos, a um custo estimado de R$ 1,277.830,49, a ser concluído em oito meses.
Reivindicação da comunidade, o projeto do parque recebeu apoio do Ministério Público e agora vai sair do papel.
 Os limites do Parque: Ruas Antônio Farache, Ismael Pereira da Silva, Missionário Joel Carson e Rua Industrial João Mota, como parte integrante do projeto do Sistema de Drenagem de Capim Macio, em Natal/RN.
Instalada a cabeça do fundador do Museu
Com 3.30 m. de altura, 3.15 m de largura e pesando 12 toneladas, a cabeça da estátua do busto do professor Benedito Vasconcelos Mendes, em concreto armado, criada pelo artista Bibiu de Lajes, que gastou nove meses na execução, já está soberana no pátio do Museu do Sertão, homenageando seu fundador. Só encontra paralelo na estátua de Santa Rita, em Santa Cruz, a maior do mundo.
RN convoca os empresários para mostrar oportunidades
O Estado reuniu, na manhã de quinta-feira, 50 empresários para apresentar novas oportunidades de investimentos, com o novo porto (Porto do Mangue) e a nova onda de energia eólica (offshore). O objetivo foi evitar que se repita o que aconteceu na primeira onda, com vários investidores locais ficando fora dos leilões, por falta de documentação em razão da falta de informação.
Além de Jaime Calado e Silvio Torquato, a apresentação das oportunidades com eólica off shore e hidrogênio verde, teve o fundamento científico do projeto explicado pelo professor Mario Gonzalez da UFRN e Hugo Fonseca, da SEDEC.
A presença de pessoas do Governo foi mínima. O evento aconteceu na mesma hora que o ex-presidente Lula dava entrevista ao Sistema Tribuna do Norte… 
São Paulo marca a voltaas aulas e libera escolas
São Paulo marcou a volta às aulas para agosto e as escolas é que vão decidir a quantidade de alunos que irão receber presencialmente.
A mudança na ocupação de escolas foi anunciada pelo governador João Dória, assim como a liberação das escolas – públicas e privadas – que ficam obrigadas a respeitar protocolos de distanciamento e sanitários. Cada escola vai determinar a capacidade de acolhimento total de acordo com sua  realidade. Mas, a presença dos alunos será facultativa enquanto durar a pandemia. 
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas