terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Com isolamento em 39%, RN soma 730 mortes por Covid-19

- Publicidade -

Os casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Norte chegaram a 19.910 infectados e 730 mortes nesta segunda-feira, 22. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap/RN) e mostram 33 mortes a mais que na sexta-feira, 19, data da última atualização. Outras 80 mortes continuam em investigação para atestar se foram ou não decorrentes da Covid-19.
Samara Pereira Dantas reforçou necessidade do isolamento social
#SAIBAMAIS#Os dados foram apresentados pela coordenadora das redes de atenção à saúde da Sesap, Samara Pereira. Na avaliação dela, eles mostram que a pandemia continua crescente no Rio Grande do Norte. “A situação epidemiológica continua delicada porque não conseguimos redução da taxa de transmissibilidade”, afirmou. “Taxa de transmissibilidade” significa quantas pessoas são infectadas se tiverem contato com alguém que já está com o novo coronavírus.

A adesão ao isolamento social foi de 39,1% no sábado, 20, última dada publicada pela empresa InLoco. O mínimo esperado pelos especialistas, para desacelerar a curva de contágio do novo coronavírus, é de 50%.

Ao todo, 733 pessoas estão internadas em leitos públicos e privados, clínicos ou intensivos. Nos leitos intensivos da rede pública, utilizado como critério para flexibilização ou não das atividades, 179 leitos estão ocupados e 19, vazios. Outros 16 estão bloqueados.

A situação de internação permanece crítica na Grande Natal, com 96% dos leitos intensivos ou semi-intensivos ocupados; Mossoró, 94% ocupados; e João Câmara, com 100% de ocupação. Em Pau dos Ferros e Caicó a situação é melhor: 84% e 82%, respectivamente.

Na fila de espera por um leito crítico estão 58 pessoas. Destas, 23 já possuem um leito, mas aguardam transferência para unidades de saúde. O tempo de espera médio entre a regulação (determinar um leito para o paciente) e a transferência é 9 horas e 50 minutos.

Abertura de leitos na Grande Natal
Quatro leitos intensivos foram contratados pela Saúde Estadual no Hospital Memorial São Francisco, da rede privada. Eles estão abertos desde sexta-feira, 19, e totalmente ocupados, segundo Samara Pereira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas