Com mais de 2 mil alunos, 25ª edição dos Jerninhos tem abertura nesta quinta

Publicação: 2019-08-13 17:24:00 | Comentários: 0
A+ A-
A 25ª edição dos Jerninhos, versão mirim dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), tem abertura oficial da última fase nesta quinta-feira (15). A solenidade acontece às 14h, no Le Cirque Amar, instalado no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal. O Jerninhos agrega alunos do ensino fundamental das redes públicas e privadas de todo o estado. Em 2019, participam das competições 2250 alunos, 350 a mais do que a edição anterior, e 120 escolas.

Abertura da fase final dos Jerninhos acontece nesta quinta-feira

Assim como em 2018, o evento de abertura será dividido em dois momentos. O primeiro é a solenidade formal do evento, em que cada escola será representada por pelo menos dez alunos e dois professores, com desfile dos atletas, hasteamento da bandeira, juramento do atleta e corrida do fogo simbólico. Posteriormente, o segundo momento vai contar com apresentações artísticas do Le Cirque Amar.

Segundo o subsecretário de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), Canindé França, além de poder ser o início da vida de um atleta, os Jerninhos tem compromisso com a formação de cidadãos.  “Por meio dos jogos, o aluno trabalha questões relativa à responsabilidade, disciplina, companheirismo, respeito e diversidade. Então, levando isso em consideração, o lado cidadão é tão importante quanto o lado atleta”.

Priorizando valores como o companheirismo, as competições são divididas em duas categorias. Uma é voltada às crianças de até 7 anos de idade, que conta com jogos lúdicos, sem competitividade, e com bonificação para todos os participantes. A outra categoria contempla estudantes de 8 a 10 anos e tem premiação para os três melhores colocados em cada categoria.

Ao todo, a  25ª edição dos Jerninhos conta com 16 modalidades, são elas: atletismo, badminton, basquete, capoeira, futebol society, futsal, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Os jogos devem acontecer até setembro na capital potiguar.

Fase final dos JERNs


De acordo com informações da SEEC, a última etapa da 49ª edição dos JERNs está prevista para outubro. Atualmente, as competições estão nas fases regionais, vigentes desde junho. Ao todo, são 27 modalidades disputas em diversas categorias. Em 2018, a fase final dos JERNs reuniu cerca de 14 mil atletas de todo o estado em Natal, enquanto em toda competição 44 mil alunos participaram dos jogos.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários