quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Com o tempo, novas demandas

- Publicidade -

A maior profissionalização das oficinas de costura levou a um crescimento não apenas no número de pedidos feitos pelas grandes empresas, mas também na variedade de produtos solicitados. Onde antes eram feitas apenas calças jeans e bermudas, agora se vê produção de peças mais complexas, como macacões e aplicações de bordados.

As peças que a Guararapes envia às oficinas de confecção, em geral, já vêm cortadas e com moldes selecionados e definidos pela própria empresa. Nas oficinas, é realizado apenas a costura do produto. A lavagem, essencial para peças como jeans, é feita em outros municípios ou na capital potiguar, em função da falta d’água na região onde estão instaladas as oficinas.

Os empreendedores, no entanto, querem se especializar ainda mais: na cidade de Parelhas será criado, e em breve, um Centro de Capacitação. O local vai oferecer capacitação contínua nas áreas de corte e lavanderia. “Queremos criar aqui um polo de capacitação têxtil para o Seridó. Nos especializar mais e passar não apenas a costurar peças, mas a cortar e finalizar também”, explica Eva Vilma, presidente da Associação dos Faccionistas do Seridó (Afase).

A construção do Centro foi possibilitada a partir de uma emenda parlamentar do deputado Rogério Marinho (PSDB), que disponibiliza R$ 487 mil para a obra. A ideia é que o espaço seja compartilhado por todas as oficinas da região. No total, a cidade possui nove galpões de costura. Para o prefeito da cidade, Alexandre Petronilo (PMDB), o aumento da capacitação acaba refletindo não apenas na área têxtil, mas em outros segmentos:

“Para uma oficina têxtil funcionar, precisa dos costureiros e costureiras. Mas também precisa de eletricista. De mecânico para consertar máquinas de costura. De pessoas especializadas na área de administração e recursos humanos para organizar a gestão do negócio. Nós pensamos em tudo isso e trouxemos vários cursos via Pronatec para a cidade. O resultado é que, para uma cidade pequena, como Parelhas, temos um contingente enorme de mão de obra capacitada e especializada desde a costura até a padaria e a parte elétrica”, conta o prefeito.

Enquanto o Centro não é construído, o município realiza capacitações em locais improvisados, como escolas. Atualmente, há quatro turmas para especialização em confecções de peças íntimas, camisetas e malhas, corte industrial e costureiro em série. Cada turma possui 35 alunos, a maioria já empregada nas oficinas têxteis locais.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas