quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Com pagamentos atrasados, construtoras suspendem obras do ‘Minha Casa, Minha Vida’ no RN

- Publicidade -

As construtoras responsáveis pelas obras do programa Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Norte decidiram suspender as obras no estado. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (27) pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon) e se dá devido ao atraso no repasse dos recursos para a execução dos serviços.
Construtoras suspendem obras do 'Minha Casa, Minha Vida' a partir desta quarta-feira no RN
Em ofícios encaminhados ao superintendente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio de Araújo, e ao governador Robinson Faria, o Sinduscon afirma que a suspensão dos trabalhos foi “forçada pelos constantes atrasos de pagamentos, que veem ocorrendo sistematicamente desde novembro de 2014, e pela absoluta ausência de programação e garantias para os pagamentos futuros” do MCMV. Ao todo, quatro mil unidades habitacionais estão na fase de construção, com cerca de 6.500 funcionários trabalhando nos serviços.

Ainda de acordo com o ofício enviado à Superintendência da Caixa, o Sinduscon diz ao órgão, à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e ao Ministério das Cidades que foram feitas “sugestões e pleitos para resolver esta situação que considerávamos preocupante, visto que as obras em pauta foram contratadas no ano de 2014 à preços fixos e irreajustáveis, e com valores defasados, orçados no primeiro semestre de 2012”. Desta forma, os serviços devem ser paralisados já nesta quarta-feira (29).

Para que isso não ocorra, o Sinduscon pede, dentre outras reivindicações, o pagamento das medições em atraso; a repactuação dos preços dos serviços de execução, com a atualização para a presente data; adoção de verba mensal de administração local da obra; além do pagamento de juros referentes aos atrasos nos repasses atestados pela Caixa.

O texto diz ainda que as empresas se colocam à disposição para encontrar soluções para o problema.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas