Com recorde de participantes, Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar começa nesta sexta em Natal

Publicação: 2019-04-11 14:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Natal mais uma vez está na rota dos grandes eventos do desporto escolar. A capital potiguar recebe a partir desta sexta-feira (12) a terceira edição do Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar, a maior já realizada no país. Com delegações de todos os estados e do Distrito Federal, são mais de 500 pessoas envolvidas. Este número aumenta se contabilizar equipe técnica e de apoio. As provas serão disputadas na pista do Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Atletismo

"Esse terceiro Campeonato Brasileiro de Atletismo Escolar já é o maior que a Confederação Brasileira do Desporto Escolar realizou. Nós temos 438 atletas inscritos no sistema. Somando com comissão técnica e chefes de delegação, vamos alcançar 530 participantes. Envolvendo equipe da Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar, estafe local e voluntários, vamos chegar perto de 800 pessoas", detalhou Francisco Braz, vice-presidente da CBDE.

A confederação tinha planejado este Brasileiro para Fortaleza, mas a própria Federação Cearense solicitou a transferência do evento devido a alguns episódios de violência ocorridos recentemente na cidade. Segundo Braz, Natal aceitou o desafio de "braços abertos".

“O presidente da CBDE, Antônio Hora, entrou em contato com o presidente da FNDE, Gileno Souto, que, de pronto, atendeu à solicitação. A CBDE está muito feliz com a escolha de Natal e temos que agradecer também à Federação Norte-rio-grandense de Atletismo, através da presidente Magnólia Figueiredo, que não está medindo esforços para fazer um grande evento", comentou Braz.

Magnólia Figueiredo frisou o planejamento montado com a FNDE para que o Brasileiro seja o mais organizado e que tenha a aprovação de todos os atletas e participantes. A presidente da FNA destacou ainda a qualidade da estrutura da UFRN, que receberá uma arquibancada móvel para abrigar os torcedores. "A universidade é um exemplo hoje de espaço físico e de equipamentos. É um equipamento super novo e temos a mesma qualidade dos grandes centros. Hoje, reunimos condições técnicas e operacionais para realizar grandes eventos. Aceitamos o desafio de forma corajosa e responsável", disse.

A maioria das delegações chega a Natal nesta quinta-feira. As provas serão realizadas na sexta-feira e no sábado, pela manhã e à tarde. A abertura oficial está marcada para sexta-feira, às 17h, na pista da UFRN.

Lembrando que o Campeonato Brasileiro reúne atletas de 15 a 18 anos, e vale como seletiva para o Mundial Escolar que será disputado em Split, na Croácia, de 13 a 19 de maio. No total, 24 atletas serão convocados para representar o Brasil nesta competição. "Tenho certeza que todos que se classificarem para o Mundial trarão um grande resultado da Croácia", afirmou Francisco Braz.

Calendário 2019

A FNDE apresentou na última terça-feira o Calendário Desportivo Escolar do RN. O evento contou com a presença de desportistas e de representantes do governo e da prefeitura. Além do Brasileiro de Atletismo Escolar, que abre oficialmente a temporada, a entidade vai promover diversos campeonatos nas modalidades de basquete, vôlei, vôlei de praia, natação, futsal, futebol society e handebol, entre os meses de abril e novembro. Também está prevista mais uma edição da premiação dos "Melhores do Ano", no fim de novembro.

"São competições que movimentam as escolas, que atraem famílias para os ginásios. Esta é a nossa missão na atuação do desporto escolar. E ninguém faz nada só. Nós temos uma equipe brilhante e parceiros fundamentais para o nosso trabalho", declarou Gileno Souto, presidente da FNDE, que em breve lançará o site oficial da entidade.








continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários