sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Combate ao analfabetismo

- Publicidade -

Muitos potiguares acima de 15 anos de idade não sabem ler nem escrever, exatamente 15,75% de analfabetos. Gente que segura a barra diariamente para entender uma placa de sinalização, acessar conta bancária ou saber itinerário de um ônibus – salvo pela numeração das linhas. Sem escolaridade, esses cidadãos e cidadãs têm até dificuldade para conquistar empregos e ficam, muitas vezes, na dependência do sistema político para sobreviver.

Agora, representantes do governo aparecem na mídia falando em mais uma campanha para erradicar o analfabetismo em terras potiguares, a intenção propalada é de até zerar os índices na gestão atual.  As últimas campanhas não saíram dos holofotes e das planilhas de mídia de propaganda, e de entrevistas de autoridades e “técnicos”. Para estudo, existe uma espécie de referência com o movimento de Djalma Maranhão, “De Pé no Chão Também se Aprende a Ler”. Na verdade, a campanha aconteceu, teve algum proveito, se perdeu no tempo, e o analfabetismo, inclusive em Rocas e Brasília Teimosa, bairros envolvidos no projeto, permaneceu até a atualidade. Outra que existiu e marcou foi a chamada escolar coordenada pelo então secretário, João Faustino, “Censo Escolar” para conhecer a realidade educacional das famílias. O prefeito Marcos Formiga, por sua vez, realizou outra campanha intitulada de “Em Casa também se aprende a ler”.

Na verdade, ficou perdida no tempo, pois se teve alguma eficácia, não foi mantida por gestões municipais posteriores.
Nos últimos anos a confiança da população já não existe. Para alterar o vergonhoso índice de analfabetismo confio nas ações da sociedade, mas essa hoje está deixando a educação em segundo plano para rezar e orar contra a violência urbana.

Filme e debate
Promovida pela Secretaria Estadual de Educação, um grupo de 150 estudantes da Rede Estadual de Educação assiste, neste sábado (16), a sessão do filme “Polícia Federal: A Lei é para todos”, no cinema do Natal Shopping. O objetivo da iniciativa é promover o debate sobre os temas abordados no filme. Além do ingresso, a garotada recebe lanche e transporte.
 
Prêmio
O Complexo Educacional Contemporâneo comemora mais um feito: ficou entre os cinco melhores do país – e o melhor do Nordeste – no Concurso “Boas Práticas”, promovido pelo Google for Education em São Paulo. Ponto para os professores Roberto Barbosa, Cleido Freire e Petrúcio Medeiros, autores do projeto premiado, “O Trivium”. A escola comemora 37 anos de fundação esta semana, totalmente conectada e de olho no futuro.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas