Começa avaliação do Saeb 2019

Publicação: 2019-09-21 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Gestores e secretários estaduais e municipais de educação de todo o Brasil são os responsáveis por dar o pontapé inicial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. A partir desta semana, eles começam a responder um longo e detalhado questionário. O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica brasileira. Ao todo, são 73 mil diretores de escolas públicas, 27 secretários estaduais de educação e mais de 1.500 secretários municipais.

Asperto escolar
Esse primeiro passo do Saeb com gestores tem o objetivo de coletar informações sobre aspectos da vida escolar, do nível socioeconômico e cultural, formação profissional, práticas pedagógicas, formas de gestão, recursos disponíveis, infraestrutura, dentre outros. O questionário é desenvolvido e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os diretores serão orientados a solicitar que os professores dessas escolas também o respondam.

Gestão militar
O secretário estadual de Educação do RN, professor Getúlio Marques, tem até 27 de setembro para confirmar indicação de duas escolas para participar do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares no ano que vem. Cinquenta e quatro instituições, duas de cada unidade da Federação, serão selecionadas. Para se candidatar, as escolas devem ter entre 500 e mil alunos do 6º ao 9º ano dos ensinos fundamental e médio. O objetivo do projeto é promover a melhoria na qualidade do ensino na educação básica e a meta é implementar o modelo em 216 escolas em todas as unidades da Federação. Cada escola que irá instituir o modelo deve receber R$ 1 milhão, que será destinado ao pagamento dos militares que atuarão no local, melhoria da infraestrutura e materiais escolares.

Ex-alunos do IFRN
Uma festa para rever amigos e professores que ajudaram a construir histórias, esse é o Encontro dos Ex-alunos do IFRN, cuja 14ª edição acontece neste sábado (21), a partir do meio-dia, no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE), em Nova Parnamirim. O evento tem realização da Associação dos Ex-alunos das Escolas Federais, Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte e a animação ficará por conta dos cantores potiguares Valéria Oliveira e Isaque Galvão. Valéria apresentará o show “Cores do Nosso Samba”, com um repertório de sambas consagrados de compositores como Paulinho da Viola, Zé Katimba, João Nogueira, Arlindo Cruz, Roque Ferreira, além de sambas de sua autoria. E Isaque encerrará a festa com um repertório com sucessos de brega, sambas populares, forró pé de serra e músicas de carnaval.

Libras
A Secretaria Estadual de Educação convoca 117 professores intérpretes/tradutores de libras, aprovados no Edital nº 001/2015-SEARH/SEEC. Esses profissionais atuarão nas unidades de ensino, da rede estadual, espalhadas pelas 16 Direds. Os candidatos terão trinta dias, a partir da data de publicação, para se apresentarem na sede da SEEC portando toda a documentação obrigatória descrita no edital de convocação, bem como todos os exames exigidos.

Fique de olho
O aluno do curso de Estatística da UFRN, Rayland Matos Magalhães, criou uma ferramenta para auxiliar o cidadão a monitorar os gastos dos deputados de uma forma descomplicada: basta digitar o nome do deputado federal na tela de pesquisa e logo em seguida o sistema vai disponibilizar o total de gastos e reembolsos demandados pelo parlamentar. Além disso, um gráfico apresenta os dez tipos de gastos mais frequentes, em que tipo de empresa o deputado pede mais reembolso, o tipo de serviço contratado e os fornecedores.

Sacola Literária
Gestores e alunos de 50 escolas do sistema estadual de ensino receberam obras de autores potiguares em uma ação educativa fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação do RN, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e da Undime.  Chamado de Sacola Literária, o projeto de doação de livros às bibliotecas de escolas públicas atendeu 35 unidades de ensino da rede estadual e 15 da rede municipal. Cada unidade recebeu 16 obras, que foram doadas pelo IHGRN.




continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários