quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Começa segunda etapa de vacina contra febre aftosa

- Publicidade -

VACINAÇÃO - Rebanho começa a ser vacinado e a secretária espera atingir 80% das 900 mil cabeças de gado

Será lançada hoje pelo Governo do Estado,  às 9h, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que se estenderá até o dia 31 de outubro, ocorre durante a realização da reunião do Conselho dos Secretários de Agricultura do Nordeste, coordenado pela secretária Larissa Rosado, que é a representante eleita da região. A expectativa é de que, a exemplo de campanhas anteriores, o Rio Grande do Norte possa vacinar 80% do rebanho bovino calculado em 900 mil cabeças  de gado.

A secretária Larissa Rosado convoca os criadores para continuarem a fazer a sua parte adquirindo as vacinas com antecedência para a realização da vacinação até o final deste mês, e logo em seguida fazendo a declaração do rebanho vacinado no Idiarn ou na Emater mais próxima para que o Estado continue sem registrar casos de aftosa.

 Para a secretária, a perspectiva mais concreta do anúncio oficial pelo Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, da decretação do Rio Grande do Norte como território livre da aftosa, deverá aquecer eventos do setor agropecuário como a Festa do Boi, que irá fechar o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias. Somente este ano, o Governo do Estado investiu R$ 1,7 milhão para viabilizar o Circuito. Juntos, os eventos do setor devem movimentar cerca de R$ 150 milhões.

A transformação do RN em área livre da aftosa foi assegurada pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Segundo o ministro, a reclassificação do Estado, atualmente considerado área de risco desconhecido da doença, deverá ocorrer após o encaminhamento do concurso público para contratação dos 97 profissionais que ampliarão o quadro dos funcionários do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn).

Segundo Larissa Rosado, após a mudança na classificação do Rio Grande do Norte, somente restarão os estados da Paraíba, Alagoas, Ceará e Piauí como área de risco desconhecido no Nordeste, o que irá dificultar uma maior integração da genética nordestina, notadamente em relação a realização do intercâmbio nas feiras e exposições agropecuárias. “Temos que nos unir aos estados ainda não reclassificados para junto ao com o Ministério traçarmos um plano de trabalho para a região, para que até o próximo ano, os quatro estados restantes, se transformem também em área livre da aftosa”, destaca a secretária.

Kroetz debate sanidade animal com secretários

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Afonso Kroetz, participa nesta terça-feira (02), em Parnamirim (RN), de reunião com secretários estaduais de agricultura nos estados da Região Nordeste e técnicos das Superintendências Federais de Agricultura. Essa será a terceira reunião do secretário para avaliar e discutir o serviço de execução da defesa sanitária animal nos estados nordestinos. A segunda reunião foi realizada na Paraíba no dia 21 de setembro. No primeiro encontro, realizado em Brasília, participaram representantes de Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Na ocasião, Kroetz solicitou aos secretários uma ação em conjunto para otimizar recursos humanos e financeiros destinados à Defesa Agropecuária. “Com essa atitude, ganharemos tempo e qualidade nas ações com economia de verbas”, disse Kroetz.

Em relação ao Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), o diretor do Departamento de Saúde Animal da (SDA/Mapa), Jamil Gomes de Souza, defende ações em bloco pelas regiões brasileiras. “O PNEFA já previa iniciativas para ações em conjunto”, alertando também que “trabalhar dessa forma não significa que um estado deve ficar a reboque de outro, é preciso independência e harmonia, cada qual com suas peculiaridades, mas sem depender diretamente do vizinho”, disse.

 “É preciso criar uma estrutura de vigilância e defesa sanitária permanente e capacitada, de forma que possa prevenir ocorrências futuras. É chegada a hora de o Nordeste participar da área livre de febre aftosa no Brasil”, ressaltou.

Os representantes dos estados, na reunião de hoje, devem apresentar um relato da situação atual, abordando os diversos segmentos da estrutura física e operacional para elaboração de plano de ação envolvendo todas as instituições comprometidas com a erradicação da febre aftosa na região.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas