sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Começo desalentador

- Publicidade -

Às vésperas do ABC fazer sua estréia no Campeonato Estadual deste ano, a  mania de pesquisar levou-me a verificar  quando havia ocorrido a última derrota do Alvinegro numa estréia de campeonato. Deu trabalho, mas encontrei  e divulguei  aqui mesmo na coluna, advertindo de que agora em 2006 o clube completaria 50 anos de seu último revés ao estrear (1956, diante do extinto Grêmio). Quem foi ao Machadão viu que o empate diante do Macau somente surgiu nos acréscimos, por pouco o ABC deixando quebrar um tabu de 50 anos. Outra tradição abecedista de sempre ganhar na primeira ou segunda rodadas do Estadual acabou sendo quebrada domingo, o time chegou à  terceira rodada do Estadual sem conseguir  uma vitória, ou seja, dois empates e uma derrota. Outra vez recorri às pesquisas e descobri que, pelo menos nos últimos 15 anos o ABC somente uma vez chegou à. Terceira partida sem ganhar.

Começo (2)

 Pelos números que levantei, e sem querer ir muito longe descobri que, pelo menos nos últimos 15 anos, o Alvinegro jamais deixou de conseguir a vitória até a terceira rodada dos Estaduais. Assim, nos anos 90, 91, 92, 93, 99, 2000, 2001, 2003, 2004 e 2005 a vitória veio logo na estréia, em 95, 96, 97, 98 e 2002 a vitória aconteceu na segunda rodada e, em apenas um ano – 1994 os primeiros três pontos surgiram somente na terceira rodada.

Começo (3)

Ruim para o ABC, nesse despretensioso levantamento que fiz, é que a quarta rodada tem o adversário mais difícil jogando fora de casa, que é o líder invicto Baraúnas, amanhã em Mossoró. Devendo uma grande atuação a sua torcida este ano, o ABC pega o Tricolor mossoroense numa fase de esplendor, mostrando que vai ser difícil pra qualquer um arrancar um ponto no Nogueirão. Quanto mais, três. Mas, também pode ser a rodada de reabilitação do campeão de 2005.

O 2.787º jogo 

O jogo ABC x São Gonçalo, único a começar às 18h, de domingo foi o 2.787º na história do Campeonato Estadual. O primeiro, reunindo ABC x Atlético, aconteceu dia 11/08/74 no Machadão, iniciado às 16h. Essas 2.787 partidas responderam pelos 7.322 gols, média de 2,62 por jogo. O Estadual a ter mais gols foi o de 94, com três turnos e 366 gols. Esses dados foram levantados por esta coluna e o pesquisador Newton Alves.

Última derrota

Desde quando iniciou suas atividades como clube da divisão principal da FNF que o São Gonçalo se constitui uma pedrinha na chuteira do ABC. Raro é o campeonato em que não atrapalha o Alvinegro. A última derrota abecedista para o “Touro” tinha acontecido a 10/03/2003, 1×0, Val Araguaia, jogo arbitrado pelo pernambucano Rogério Souza.

Didi e FT

Desde o começo dos campeonatos Cearense e Pernambucano que Ferdinando Teixeira e Didi Duarte vinham sofrendo pressões. Domingo, DD perdeu mais uma para um grande, e retornou às divisões de base ao perder para o Santa Cruz. Ferdinando, goleado pelo Ferroviário, não teve como evitar a sua saída do Ceará.

Ranking da Placar

A edição da Placar de fevereiro registra o ranking dos clubes brasileiros, constando o Alvinegro em 27o. lugar com 48 pontos referentes a 48 Estaduais, enquanto o América, bem menos vezes campeão estadual, está em 33o. lugar graças aos 28 títulos e o Campeonato do Nordeste de 98 (quatro pontos), totalizando 32. O vice da “B” em 96 e o da “C” ano passado não são contabilizados. O ABC teve direito a uma foto da premiação.

Ranking (2) 

É das mais acentuadas a distância entre os dois grandes do RN, para os demais clubes. O Alecrim FC aparece em 3o. lugar com 5 pontos (cinco campeonatos), enquanto Corinthians de Caicó e Potiguar/M com um, fruto dos campeonatos de 2001 e 2004. O ABC teve direito ainda a uma foto do recebimento do troféu do Estadual.

Valdir Appel

O goleiro Valdir Appel, hoje residindo em Brusque/SC, titular do América e Alecrim nos anos 70 (fase de ouro do Machadão), jogou no Vasco, no Sport Recife, está em Natal revendo os amigos que deixou aqui. Na histórica vitória do América sobre o Vasco em São Januário, setembro de 75, jogo da Série “A”, Valdir era o goleiro rubro. 1×0 foi o placar.

Humor

O leitor Norberto Valle me manda e-mail lembrando que, dia desses, a coluna citou a promessa de um alecrinense, de que o técnico “Vereador”, se continuasse brilhando, poderia ser eleito deputado estadual, federal e até senador. Só que o Alecrim não está ganhando de ninguém e vai terminar ficando numa suplência.

Pilhas velhas

Depois dos problemas causados pelo sinalizador das substituições no Machadão, é provável que a SEL tenha providenciado pilhas novas. Do jeito como estava, não dava pra ler os números das camisetas. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas