quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

‘Comer como um padre’

- Publicidade -
João Medeiros Filho
Padre 
É bastante conhecido o ditado popular: “comer como um padre.” Há uma pequena variação, dependendo da influência dos conventos e mosteiros em algumas regiões. Assim, emprega-se a versão: “comer como um frade” (ou abade). Entretanto, em ambos os casos, a máxima recai sobre um personagem masculino. Não se diz: comer como uma freira. Todavia, no passado as religiosas eram afeitas à criação e ao deguste de iguarias, algumas das quais levam nomes conventuais como, por exemplo: barriga de freira, pastel de Santa Clara, toucinho do céu, papo de anjo etc. (típicos doces portugueses). Seria bom remontar às origens do adágio. Em artigo na revista “Veja”, Deonísio Silva aborda o assunto. Discorre sobre os hábitos alimentares dos claustros, voltando-se para os aspectos históricos da gastronomia luso-brasileira. O ditado pode dar a impressão de que os eclesiásticos eram ou são glutões contumazes no pecado da gula. Pretende-se aqui apontar motivos condizentes com o provérbio, repetido até hoje. A motivação resulta das antigas normas litúrgicas da Igreja. O jejum eucarístico era obrigatório desde a zero hora, pois as missas eram matinais. O dito provém das consequências na observância de tais prescrições eclesiásticas. 
As paróquias de antigamente dispunham apenas de um sacerdote para as celebrações eucarísticas. Nas cidades interioranas, as feiras-livres aconteciam preferencialmente aos sábados ou domingos. Para facilitar a participação dos fiéis, as missas eram rezadas às nove ou dez horas, precedidas de confissões e seguidas de batizados e casamentos. Os celebrantes ficavam em jejum, a partir da meia noite, não podendo sequer tomar água. As cerimônias terminavam entre doze e treze horas. Os padres quedavam-se famintos. Com um apetite voraz alimentavam-se sobejamente. E, não raro, após o almoço, deveriam atender os enfermos nas comunidades distantes, viajando a cavalo. Inexistiam estradas asfaltadas e automóveis com ar condicionado. Não podiam prever a que horas retornariam à casa e se alimentariam novamente. Assim sendo, comiam fartamente. Dessas circunstâncias, resultou a expressão: “comer como um padre.” Situações idênticas aconteciam nas desobrigas pascais e visitas às capelas rurais. Os paroquianos estimavam seus vigários e os convidavam para almoçar. Uma forma de acolhida manifestava-se na lauta mesa. Para agradar os anfitriões, os convidados comiam de tudo. Um prato tradicional era a galinha caipira torrada, decorrendo daí outro ditado: “Barriga de padre é cemitério de galinhas.” Eis alguns fatos que explicam o axioma. 
Em 1953, por causa das missas vespertinas, Pio XII mitigou o jejum, passando a três horas para os alimentos sólidos (posteriormente, reduzido a sessenta minutos por Paulo VI) e apenas uma hora para os líquidos. Apesar de tal amenização, o início de minha vida sacerdotal, em Caicó (RN), foi marcante. Na noite de Natal de 1965, celebrei a primeira missa à meia noite, no distrito da Palma. A segunda, em Laginhas, por volta de três da manhã. A terceira ocorreu num bairro caicoense, ao alvorecer. Eram comunidades em direções opostas. Voltei à igreja matriz para a eucaristia das sete horas. Seguiram-se confissões, casamentos e batizados. Havia me alimentado no jantar do dia anterior. O cansaço, sono e fome eram ingentes. Foram mais de quinze horas de jejum e aproximadamente cem quilômetros percorridos nos trajetos. Está na Bíblia: “Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração para o Senhor e não para os homens” (Col 3, 23).
Outrora, o jejum eucarístico era rígido. Quando um presbítero devia celebrar duas ou três missas seguidas, não podia sequer ingerir a água da purificação do cálice. Era guardada num reservatório para ser consumida, após a última Eucaristia. No Seridó, conta-se que Monsenhor Expedito Sobral chegou a desmaiar entre uma celebração e outra. O bispo necessitou solicitar à Santa Sé autorização para ele tomar um copo d’água entre as missas. Encontrei nos Livros de Tombo paroquiais depoimentos impressionantes. Um sacerdote diabético tinha hipoglicemia, durante as celebrações, causada pelo jejum prolongado. Outro presbítero hipertenso usava diuréticos e transpirava muito por conta dos paramentos e do calor. Por vezes, desidratava, interrompendo a missa. Apesar disso, nenhum sacerdote era infeliz. Vivia-se com forte convicção o ensinamento do apóstolo Paulo: “Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1Cor 10, 31).
* Artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas