domingo, 5 de maio, 2024
32.1 C
Natal
domingo, 5 de maio, 2024

Comercialização da safra

- Publicidade -

“Temos que garantir a comercialização desta safra e a da seguinte. Para isso, vamos utilizar os instrumentos atuais, como a formação de estoques. Se precisarmos alterar medidas relacionadas à política agrícola, vamos agir. É importante que o agricultor acredite na próxima safra.” A declaração é do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, preocupado com o cenário mundial.    No caso do arroz existe um milhão de toneladas em estoque e, no caso do feijão, a produção deve ter aumento de 20%, enquanto o preço da saca está em torno de R$ 110. No caso do feijão, o ideal seria reduzir para até 90 reais, o que ainda é remuneratório para o produtor.

Importação

Bacalhau português, presunto parma italiano, carne argentina, frutas e flores são exemplos de produtos que passageiros trazem na bagagem quando visitam outros países. Muitos não sabem, mas a entrada de alimentos e plantas estrangeiras é um perigo para o País. A entrada de qualquer animal, vegetal e seus produtos em território nacional, inclusive para consumo próprio, sem autorização prévia e certificação é proibida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. A medida visa impedir o ingresso de pragas vegetais e agentes de doenças animais que podem comprometer a sanidade e a produção agropecuária do Brasil.

Comercialização

O Balanço concluído pela Conab aponta crescimento de 238% na comercialização da safra agrícola por meio de Contratos Púbicos de Opção. Se no ano passado os agricultores utilizaram esses papéis para vender 850,70 mil toneladas de alimentos ao governo, em 2008 o número saltou para 2,04 milhões de toneladas. Os dois setores que mais utilizaram os contratos públicos foram os de milho e trigo. Juntos eles negociaram 75.711 documentos de 27 de toneladas.

Recursos garantidos

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) comemora a chegada de 2009 com uma boa notícia. A escola  receberá da  Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), recursos da ordem de R$ 1.453.000,00 para criação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O CVT é  uma parceria entre  a EAJ/Ufrn/Fapern/Funpec e tem como objetivo promover a difusão e popularização da ciência através da execução de atividades práticas e facilitadoras da compreensão dos conceitos vistos em sala de aula. Com o CVT cerca de 2.500 estudantes do ensino médio, da rede pública, terão acesso às ferramentas e tecnologias inovadoras, exigências atuais mercado de trabalho globalizado. Além disso, o Centro proporcionará aos professores da rede pública a oportunidade de participar de cursos de atualização, colaborando para a formação e o desempenho dos professores de ciências da região.

1

Poucas autoridades estiveram presentes à confraternização dos criadores na terça-feira passada, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. O presidente da Anorc, Marcos Teixeira, desejou um Feliz Natal e um 2009 de realizações aos associados, familiares e convidados.

2

A Anorc encerrou as atividades de 2008 na última terça-feira com a confraternização dos criadores. A primeira palestra do calendário de 2009 está marcada para fevereiro, com a previsão da quadra chuvosa da região. Para 2009 também é esperada uma grande movimentação no setor pecuário.

3

A indústria sucroalcooleira vai encerrar a safra 2008 com 571,4 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas, 13,9% a mais que a colheita passada. A área ocupada é de 8,5 milhões de hectares. O Centro-Sul será responsável pela moagem de 87,9% da cana e a região Norte/Nordeste por 12,1%.

Apreensões

De janeiro a novembro de 2008, o Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP totalizou 5.539 apreensões e o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, somou quase 13 mil apreensões no mesmo período, com um volume total aproximado de 27.000 kg. Os dois aeroportos correspondem a cerca de 90% dos vôos internacionais que chegam ao Brasil. Na área animal, os principais produtos são derivados de carnes (embutidos), queijos, carnes suínas, bovinas e de aves , além de pescados. Entre os vegetais mais apreendidos estão frutas frescas, secas e desidratadas, grãos, hortaliças, flores, tubérculos e raízes.

Venda da Parmalat

A assembléia de acionistas da Laep, controladora da Parmalat Brasil, aprovou a proposta de venda de ativos considerados não-estratégicos. Pressionada pela falta de liquidez, a empresa apresentou a proposta de venda de ativos no dia 25 de novembro. O aperto levou a Parmalat Brasil a reduzir a captação de leite em suas unidades e também a adiar pagamentos a fornecedores.

Alimentos seguros

As ceias de Natal e Ano-Novo costumam ser as mais importantes do ano para muitos brasileiros. Peru, bacalhau, rabanada, saladas, frutas secas e vinho dão o tom à comemoração. Muitos consumidores, porém, desconhecem a importância do aval que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) fornece também a esses alimentos. Nos pratos principais, são destaques produtos de origem animal como peru, tender, chester, bacalhau e pernil, assim como ovos e leite, ingredientes básicos da tradicional rabanada. Em todos os alimentos, é fundamental olhar o prazo de validade, mas, neste caso, é preciso estar atento também ao certificado de inspeção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas