sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Comerciantes são contra a Operação “Passeio Livre”

- Publicidade -

PRUDENTE DE MORAIS- STTU quer evitar que carros estacionem nas calçadasOs comerciantes do trecho que vai da Bernardo Vieira à Alexandrino de Alencar, na avenida Prudente de Morais, denunciam que as ações da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) para melhorar o fluxo no trânsito, principalmente nos horários de pico, e garantir o passeio livre dos pedestres nas calçadas estão prejudicando os negócios na região.

Segundo Vera Jácome, proprietária de uma equipadora, a proibição do estacionamento e a intensidade das multas já provocaram uma queda de 80% no movimento. Ela mesma já foi vítima da rigorosa fiscalização dos amarelinhos, foi multada quando estacionou o carro na calçada da loja, no início do expediente. “Além de perdermos clientes, não podemos nem abrir a loja. Quando estacionei o carro na calçada, deixei um espaço com mais de um metro para a passagem dos pedestres e, após abrir as portas, eu sempre coloco o carro para dentro. É uma arbitrariedade o que estão fazendo conosco”, reclamou Vera Jácome.

Maria do Socorro, dona de uma loja de móveis, está preocupada com o futuro do seu negócio. Segundo ela, a loja está operando no vermelho devido à falta de clientes. “Sou a mais prejudicada, pois minha loja não possui recuo para estacionar os carros. Estou preocupada com o meu futuro, pois tiro meu sustento daqui, e com os 10 funcionários, todos pais de família. Se a situação não melhorar, vou ter que demitir. A clientela acabou, não vendo nada há uma semana. Os clientes passam, olham e vão embora, já que não podem parar”, reclamou.

Segundo o coronel José Ribamar Rocha, chefe do Departamento de Fiscalização do Trânsito da STTU, a proibição do estacionamento na Prudente de Morais obedece horários fixos e tem como objetivo garantir o fluxo do trânsito na avenida. “Os carros ficam proibidos de estacionar apenas das 6h às 9h,  no sentido Candelária-Centro, e das 17h às 19h, no sentido inverso. E o estacionamento está liberado aos sábados e domingos”.

O coronel Rocha disse ainda que a reclamação maior é com relação à operação “Passeio Livre” que visa desobstruir as calçadas, tirando os carros que não respeitam um espaço de 2,5 metros. “De acordo com o Código de Trânsito, a calçada é a via do pedestre; por isso, não podemos permitir o abuso da obstrução do passeio livre. Nossos fiscais estão no processo de orientação, mas vamos multar quem insistir na irregularidade”, disse.

A multa para os casos de estacionamento irregular é de R$ 127,00 e mais cinco (05) pontos na carteira.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas