quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Comércio abre durante a noite

- Publicidade -

LOJAS - Comércio aposta no período natalino para venderOs comerciantes natalenses querem aproveitar todo o potencial de compra que envolve o ciclo natalino e já definiram os novos horários de funcionamento. Em alguns casos, como os dos shoppings, há dias em que as portas ficarão abertas até a meia-noite. Para isso, alguns empresários solicitaram à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STTU) reforço na frota de ônibus, para garantir a ida e a volta de funcionários e consumidores. O esforço, esperam os lojistas, deverá se reverter em até 15% de aumento nas vendas este mês.

O Praia Shopping será o que terá expedientes mais longos, funcionando durante nove dias (veja quadro) das 10h à 0h.  Natal Shopping, Midway Mall e Via Direta também adotaram as 14 horas ininterruptas de vendas, porém voltadas apenas para os dias 22 e 23.

As lojas do bairro Alecrim já  estenderam seus expedientes até às 20h, de segunda a sábado. Nos domingos, abrem até às 15h. Na Zona Norte, alguns comerciantes também se adiantaram e mantém seus estabelecimentos abertos das 8h às 20h, até as vésperas dos feriados.

A partir da próxima segunda-feira, será a vez das lojas da Cidade Alta. Grandes lojas abrirão até às 21h e, na semana do Natal empresas menores também abrirão até 22h. Nos domingos, o comércio funcionará até 18h.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Ricardo Abreu, essa atitude repete o reflexo do ano passado, que apresentou um bom desempenho para o comércio na cidade. “Tudo caminha para que entre 12% e 15% de crescimento em relação ás vendas de fim de ano em relação á 2005 se concretize”, diz.

Transporte de funcionários poderá ser problema

Para o presidente da Associação de Lojistas do Midway Mall (Alomid), Edmilson Teixeira, os órgãos públicos têm que apoiar a mudança de horários no fim do ano, garantindo segurança e transporte, uma vez que este período aquece a economia local. “No horário normal, ônibus depois das 22h é um problema. Não podemos arcar com transporte especial para funcionários, os ônibus precisam circular até mais tarde para garantir o transporte deles e das pessoas que vêm fazer compras no shopping”, diz Teixeira, ressaltando que a maioria dos comerciários do Midway moram na Zona Norte de Natal.

A Alomid, assim como o Natal Shopping, enviou ofícios à STTU e ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Natal (Seturn), solicitando que os horários dos ônibus também fossem estendidos. O  Seturn informou que esta decisão cabe à STTU. A reportagem tentou entrar em contato com a secretaria, mas não foi possível encontrar os responsáveis através de seus telefones.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas