terça-feira, 7 de maio, 2024
28.1 C
Natal
terça-feira, 7 de maio, 2024

Comércio abre em esquema especial

- Publicidade -

DEMANDA - Movimento intenso deve continuar durante todo o dia de hoje e amanhãCom a proximidade do natal, o setor de comércio e serviços modificam os horários para ampliar o atendimento e dar conta da demanda. O corre-corre das compras natalinas já fez com que o comércio de rua, supermercados e shopping centers estendessem os horários de funcionamento.

Um dos pontos mais procurados para compras em Natal é o comércio de rua do Alecrim. Lá as lojas entraram em esquema especial e funcionaram até as 20h durante toda a semana. Ainda hoje o Alecrim terá expediente até a noite (20h). Na véspera de natal, dia 24, as lojas funcionam até as 15h. Na Cidade Alta, os horários variam de acordo com o tamanho do comércio. As grandes lojas estão funcionando até às 22h. No domingo, o comércio em geral funciona até às 18h.

O comércio da zona Norte também está em clima natalino. Os consumidores poderão fazer as compras de natal até às 20h. Mesmo na véspera do feriado, alguns lojistas mantém o expediente reforçado dos dias de semana. Os supermercados também modificaram seus horários.  Na véspera de natal, permanecem abertos até as 21h. No feriado os supermercados e comércio de rua não funcionam.

Os shoppings centers também entram no esquema de natal. Com uma programação especial para o fim do ano, os empreendimentos funcionam na véspera de natal das 10h às 19h. As exceções são os Shopping Cidade Jardim e Natal Shopping, que abrem das 9h às 19h. Durante o dia 25, a maioria abre apenas a praça de alimentação. Os Shopping Via direta e Shopping Orla Sul estarão completamente fechados no feriado.

Setor de transportes também se prepara

Nesse período também é comum que as pessoas saíam da cidade, para visitar parentes no interior ou em outros Estados. Por isso, o movimento nas rodoviárias também está maior. No dia de natal os usuários de ônibus de Natal, pagam apenas R$0,80, valor da tarifa social.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) informou que também montou um esquema especial. Durante as primeiras horas da madrugada do dia 25 (da meia-noite até as 2h), haverá ônibus na rua, para transportar pessoas até a tradicional Missa do Galo, celebrada na Catedral Metropolitana. No domingo, apenas 50% da frota circula, mas o usuário paga menos, haverá tarifa social.

As empresas de viagem intermunicipal e interestadual também mudam a rotina na época do natal. Com o aumento na demanda, durante todo o final de semana que antecede o natal contará com ônibus extras, tanto para o interior do Rio Grande do Norte, quanto para outros Estados.

Recife é o destino mais procurado fora do Estado. Dentro do RN, os ônibus  que vão para Caicó, Nova Cruz, Monte das Gameleiras e Jucurutú são os mais cheios. De acordo com Albert Gomes, agente de viagem de uma empresa que faz linha interestadual, a expectativa é que hoje seja o dia de maior movimento. O número de veículos extras varia de acordo com a empresa e o destino, podendo chegar a até quatro ônibus por dia, para cidades do interior.

A assessoria de comunicação da Infraero informou que no aeroporto, será dado todo o apoio aos passageiros, caso ocorram atrasos em vôos. Ainda de acordo com a assessora de imprensa da Infraero, Shirleide Lima, os passageiros serão informados constantemente sobre a situação dos vôos, que têm sido atrasados por causa da crise dos controladores.

O gerente da companhia aérea TAM, Noel Monturil, informou que não haverá vôo extra para Natal durante o fim de semana que antecede o Natal. A equipe da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com representantes das companhias aéreas GOL e BRA, mas não conseguiu localizá-los até o fechamento da edição.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas