sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Comércio de Natal reforça estoques de olho na Copa

- Publicidade -

Vinícius Menna – repórter

Embora o verde e amarelo ainda apareça de maneira tímida nas vitrines neste início de abril, nos bastidores de lojas, restaurantes, supermercados e hoteis, os preparativos relativos ao estoque para a Copa já começam a ser dimensionados. Em março, as vendas dos produtos que tem relação mais estreita com o evento – como as televisões – já registraram aquecimento. Essas condições, somadas à previsão de chegada de milhares de turistas à capital potiguar, tem feito diversos setores da economia de Natal se mexer com mais intensidade nos meses que antecedem a Copa.

Pesquisa divulgada na última semana pela empresa espanhola Forward Data, em parceria com a Pires & Associados, de Florianópolis, mostrou um crescimento de 1000% nas reservas dos hoteis de Natal em relação ao mesmo período de 2013. Entre os turistas com reservas marcadas estão americanos (29%), uruguaios (14%) e italianos (7%).

#SAIBAMAIS#É justamente na capacidade de trazer turistas para a cidade em um mês atípico que reside a aposta de boas vendas do presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio), Marcelo Queiroz. “Esperamos crescimento e acreditamos que cada setor vai buscar explorar a Copa da melhor forma”, analisa.

Entre os restaurantes, a expectativa é de um movimento semelhante à alta estação. “Todo janeiro a gente tem uma Copa do Mundo em termos de número de visitantes”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no RN (Abrasel-RN), Max Fonseca. Mas ele pondera: quem tem ponto em bairros mais centrais pode amargar um decréscimo na demanda, com o possível esvaziamento da cidade nos dias em que não houver expediente completo.

Televisões

Embora a Copa este ano seja no Brasil, a maior parte da torcida brasileira vai estar mesmo é fora dos estádios. Para quem quer acompanhar os jogos de casa, investir em uma televisão acaba sendo uma tentação e o comércio já tem percebido o efeito disso.

Em março, as lojas da rede de supermercados Walmart já registraram crescimento de 25% nas vendas de televisores em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Extra informou que seu estoque de SmarTvs teve boa saída no primeiro bimestre: o crescimento nas vendas chegou aos 150% no comparativo com o primeiro bimestre de 2013.

Para junho, o Walmart preparou seu estoque de TVs em 20% acima do que foi adquirido no mesmo período de 2013. O aumento nas vendas também é esperado em produtos como cervejas, carnes para churrasco e salgadinhos, além de cornetas e bandeiras e itens de decoração.

Nos restaurantes, as expectativas também são positivas. A matriz do restaurante Camarões, na Av. Eng. Roberto Freire, vem sendo ampliada e deve ter acréscimo de 80 lugares até que a bola comece a rolar. “A data de conclusão foi programada em função da Copa, mas a ampliação não foi motivada pelo evento, faz parte da nossa estratégia”, disse a sócia-proprietária Clara Bezerra. Ela conta que já houve aquecimento nas vendas em março e que o estoque deverá ser reforçado para o mês da Copa em 20% .

O maître do Mazzano, Marcos Antônio Gomes, diz que o estoque do restaurante também deverá ser reforçado para junho. “Com as informações que vem chegando para nós sobre reservas, estamos nos preparando para aumentar o estoque de 20% a 30% do que foi no ano passado”, explicou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas