Comissão aprova prioridade de testes de Covid-19 para doadores de sangue

Publicação: 2020-09-24 11:42:00
Os membros da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Trabalho (CASPT) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reuniram nesta quinta-feira (24) e decidiram, entre outros Projetos, que pessoas que são doadoras de sangue terão prioridade na realização de testes de diagnóstico da covid-19, durante a emergência de saúde pública no Estado. A lei foi uma iniciativa do deputado estadual Francisco do PT (PT) e a reunião foi presidida pelo deputado estadual Gustavo Carvalho (PSDB).

Créditos: Arquivo/Agência Brasil


Em julho, o Hemonorte atingiu o patamar mais baixo da história no estoque de sangue, apenas 30% do estoque estava disponível para atender as cirurgias do Rio Grande do Norte. A baixa levou um grupo de atletas a criar um projeto incentivando a doação. 

O Hemonorte tomou todas as medidas de segurança e proteção. Para evitar aglomerações as doações estão sendo incentivadas mediante agendamento pelo telefone 3232-6733 ou pelo site

Para doar é preciso que a pessoa tenha de 16 a 69 anos, esteja em boas condições de saúde e pese mais de 50 quilos. Recomenda-se evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes da doação. A ingestão de bebidas alcoólicas tem que ser interrompida 12 horas antes da doação. Para os atletas, a orientação é ir em dia de descanso, sem treino. Lembrar ainda de levar algum documento de identificação como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação.



Com informações da Assembleia Legislativa do RN