segunda-feira, 29 de abril, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Comissão condena assassinato de jornalistas

- Publicidade -

O assassinato dos jornalistas Francisco Gomes de Medeiros (F.Gomes) e José Pontes de Souza foi condenado pela Relatoria para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). A Relatoria pediu também ações ao governo do Brasil para a apuração do assassinato e punição dos responsáveis.

Em um comunicado divulgado  em Washington, a relatoria solicitou às autoridades “a realização de investigações rápidas e diligentes para esclarecer o motivo dos crimes, identificar e sancionar adequadamente os responsáveis”.

Souza era diretor e presidente do jornal Entre-Rios, da cidade fluminense de Três Rios, e foi morto em 30 de outubro em Paraíba do Sul, no mesmo estado. Já F Gomes  trabalhava em uma rádio e foi assassinado em 18 de outubro em Caicó, no Rio Grande do Norte.

Citando informações do Brasil, a relatoria assinalou que o homicídio de Souza foi provocado por “uma pessoa desconhecida que atirou em sua cabeça”. No caso de Medeiros, o organismo apontou que “um sujeito disparou em várias oportunidades em frente a sua casa”, e que ele “foi levado com vida a um hospital local, onde faleceu”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas