quinta-feira, 28 de março, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Comissão está otimista com projeto para Copa de 2014

- Publicidade -

COPA 2014 - O conselho conta com o Machadão, mas ainda estuda a possibilidade de um novo estádio

Se depender do otimismo dos secretários municipais e estaduais, Natal já está garantida como uma das cidades sede da Copa de 2014 que vai acontecer no Brasil. O potencial turístico da cidade, bem como a estrutura hoteleira, aliada  a proposta do novo Machadão, que pretende transformá-lo moderno estádio, seriam os diferencias de Natal. O assunto foi debatido, na manhã de ontem, durante reunião com a governadora Wilma de Faria e seu secretariado.

“O turismo é uma das principais atividades do RN, Natal é um bom produto. Para se ter uma idéia temos oito pontos a frente do mercado do Ceará. Sem contar que temos mais de 26 mil leitos de hotel, bem mais que Recife, com 13 mil e Maceió com apenas oito mil leitos. Natal tem uma das melhores infra-estruturas”, disse o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes.

Para o secretário municipal de esporte e lazer, o fato da cidade já possuir um estádio conta pontos a seu favor. “Temos a oferecer um estádio com toda a estrutura, estacionamento para seis mil carros e dois mil ônibus e capacidade para 45 mil pessoas, além de outras  exigências solicitadas pela Fifa. Nossa vantagem é que estamos com 80% do estádio pronto, já que serão feitas  readequações no Machadão”, disse Ney Dias.

O orçamento para reforma do Machadão ficará em torno de R$ 200 milhões – metade do que chegaria a custar o novo estádio – e esses recursos serão conseguidos através das parcerias público-privadas e de concessões. “Já está acordado que a reforma não será feita com dinheiro público, os recursos vão ser captados através das PPP’s. Aliás, essa é uma determinação da Fifa”, disse Ney Dias.

Natal tem até o dia 15 de janeiro de 2009 para apresentar à Fifa todo o projeto base, que contempla nosso plano arquitetônico do novo Machadão e de toda cidade, bem como a comprovação da viabilidade econômica das obras. “A Fifa não está preocupada apenas com a Copa, mas também com o pós Copa, pois para ser aceita como sede, as cidades têm que provar que, após o evento, os estádios não ficarão em condições de abandono, e sim com atrativos para a sociedade, como cinemas, restaurantes, boates, entre outras coisas”, disse Fernando Fernandes.

A secretária estadual de esportes, Magnólia Figueiredo, disse que Natal tem as mesmas chances que as outras cidades. “Temos as mesmas chances, disputamos em iguais condições com outras cidades. Acredito até que, levamos vantagens por causa da hospitalidade e da segurança de Natal. Temos que fazer algumas melhorias, mas as outras cidades também”, disse a secretária.

A candidatura de Natal a sede da Copa de 2014 foi o primeiro tema debatidos pela governadora Wilma de Faria na reunião com o secretariado. Em seguida, foram discutidos o incremento à atividade turística,  programa de implantação e restauração das rodovias do Estado, programas Estaduais de Habitação e Assistência Social e de Saneamento e Recursos Hídricos, entre outros.

“Estamos revendo todas as nossas obras para que essa crise não atrapalhe nenhuma delas. Queremos dar agilidade às obras e ações do Governo. Não vamos permitir que a burocracia atrapalhe o andamento das nossas obras”, disse a governadora. As reuniões seguem hoje, na Secretaria de Planejamento, no Centro Administrativo.

Até o dia 15 de janeiro de 2009, deverá ser entregue à Fifa o Relatório de Encargos, com informações completas sobre infra-estrutura logística e hoteleira, segurança, saúde, entre outros itens exigidos pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), que deverá ser elaborado pela consultoria contratada por Estado e Município. Amanhã à tarde, está marcada mais uma reunião onde serão analisadas duas propostas de consultorias que terão como  objetivos auxiliar no projeto orçamentário para construção da arena esportiva onde os jogos seriam disputados e assessorar o projeto total na disputa.

Em fevereiro será divulgada a lista das cidades escolhidas para sediar jogos da Copa de 2014. Natal disputa uma das doze vagas que estão sendo oferecidas para cidades-sede.

Governo do RN analisa exigências da Fifa

Visando analisar as condições estruturais de cada cidade candidata, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), contratou a consultoria de uma empresa integrante da Associação Brasileira de Desenvolvimento de Industria de Base (ABEDIB) que está realizando um completo estudo sobre a situação das 18 candidaturas. “Esse levantamento realizado em Natal está sendo feito em todas as 18 candidatas. Os dados colhidos serão sigilosos e não servirão de parâmetro comparativo entre as cidades. Mas vamos repassar os dados para especialistas na área de segurança,  saúde, hotelaria, telecomunicações, saneamento, transportes urbanos e energia, que enviarão um relatório para Fifa”, informou o representante da ABEDIB, Guilherme Dalla.

Na semana passada, a empresa realizou uma entrevista individual com as secretarias estaduais e municipais para diagnosticar a real situação estrutural de Natal como candidata. Confira abaixo, as nossas de ser escolhida uma das sedes de acordo com os principais itens exigido:

Segurança

O Major Alarico, da Polícia Militar, afirmou que os índices de criminalidade apontam Natal como a capital brasileira mais segura do Brasil. Como exemplo, Alarico destacou que  Natal está acostumada a organizar eventos como o Carnatal, que recebe cerca de 250 mil pessoas ao dia no entorno do Machadão e nunca registrou números altos de ocorrências de maior gravidade.

Hotelaria

O potencial turismo da capital potiguar e de seu entorno é um dos carros chefes da nossa campanha. A sistema de hotelaria dispõe de cerca de 26 mil leitos e a Fifa exige pelo menos 15 mil cadastrados junto a organização do mundial e a disposição do evento.

Transporte

De acordo com o engenheiro de trânsito da STTU, Walter Pedro, o estádio Machadão tem uma localização privilegiada com acessos fáceis de todas as quatro zonas da cidade. Ele revela que está sendo desenvolvido um estudo para adequamento que contemple o projeto de criação dos anéis viários, ligando as Zonas Norte e Sul da cidade até o aeroporto, bem como ligações internas até Lagoa Nova, bairro onde está situado o Machadão, com novas avenidas e sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT).

Saúde

De acordo com o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes, a precariedade do número de leitos hospitalares da rede pública de saúde não é um problema que afinge só Natal, e sim todas as cidades concorrentes, e que todos estão trabalhando para atender as exigências da Fifa nesse sentido. 

Consultoria definirá opção para estádio

Apesar da preferência da comissão potiguar afrente da candidatura de Natal ser pela reforma do estádio Machadão, a definição de qual será o local dos jogos ainda será definido, após a escolha da empresa que prestará a consultoria para tal, amanhã à tarde, em reunião na governadoria. Caso a reforma do Machadão não seja apontada como melhor opção, a construção de um novo estádio em Parnamirim seria a alternativa.

O projeto arquitetônico para a reforma do João Machado foi desenvolvido pelo engenheiro e arquiteto Moacyr Gomes, dono também do projeto inicial de construção do estádio, em 1972. Caso aprovado, as reformas não serão poucas. A começar pela altura do campo que será reduzida de três à quatro metros. Isso possibilitará o avanço das arquibancadas para perto do campo, retirando a pista de atletismo. A proposta é que o estádio possa receber 46.300 pessoas sentadas, atendendo as recomendações da Fifa que requer um mínimo de 45.000.

Em seguida, pretende-se ampliar a cobertura das arquibancadas, visando cobrir todo o público. Moacyr explica que não há como ofertar essa cobertura com a marquise atual, mas serão construídos quatro arcos que darão suporte a cobertura, além de suportar os novos sistemas de refletores, que serão posicionados de cima para baixo.

Nos arredores do estádio, rampas de acesso, em formato circular, serão construídas para facilitar a entrada de idosos, evitando desta forma as escadas, além de funcionar como uma opção a mais de escoamento no término das partidas.

As exigências da Fifa não dão conta apenas das condições do estádio em si, mas também de todo o seu entorno. Para isso, seria necessário um trabalho forte de urbanização naquela área, segundo o Moacyr Gomes. O arquiteto destaca que será necessário a disponibilização de um estacionamento para, no mínimo, 6 mil carros e 2.300 ônibus. “Vamos precisar de toda a área que vai dos arredores do Machadão, passando pelo Cartódromo de Natal, até uma área que será cedida pelo Governo do Estado, próximo a entrada do Centro Administrativo. Lá planejamos abrigar os ônibus”, disse Moacyr.

O projeto inicial apresentado pela comissão responsável pela nossa candidatura contemplava a construção de um novo estádio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas