quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Comitê Local aprova a última adequação do novo estádio

- Publicidade -

O Comitê Local da Federação Internacional de Futebol (FIFA) aprovou, nesta sexta-feira (10), a última adequação necessária à construção do Estádio das Dunas, em Natal. A “curva de visibilidade”, dentro de especificações determinadas, foi o último ajuste solicitado pela FIFA ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), para a continuidade do projeto.

A aprovação do último ajuste e também a aprovação do Fundo Garantidor da Copa, pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no último dia 8, viabilizam, para a próxima semana, o lançamento do edital de licitação no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) para a contratação do projeto básico de construção do Estádio das Dunas.

A minuta do edital passa pela última revisão por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e também pelo Comitê Gestor da PPP, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Orçado em R$ 400 milhões, o Estádio das Dunas terá capacidade para 45 mil torcedores e atende a todas as normas de segurança, acessibilidade, localização e infra-estrutura.

Turismo

Com voos saindo de Natal, Fernando de Noronha está de olho na capital potiguar como sendo um “trampolim” para enviar turistas até a ilha. Além da cidade do RN, Recife, que também é sede, manda voos diários para o arquipélago.

Reconhecido mundialmente como um dos lugares mais bonitos do planeta, Fernando de Noronha já vislumbra a necessidade de uma adequação em sua infraestrutura para receber os turistas que virão à Copa do Mundo de 2014. Mesmo assim, a ideia dos administradores do arquipélago é manter o rígido controle de entrada e saída de visitantes, para que a sensação de privacidade, um dos muitos atrativos do lugar, seja mantida.

Com média de 60 mil turistas anuais, a intenção é investir na qualificação dos serviços, infraestrutura e mão de obra.  Algumas outras iniciativas necessárias, e que a Copa ajudou a acelerar, foi a reforma do aeroporto de Fernando de Noronha, já em andamento, e a construção de estradas vicinais para facilitar o acesso às praias, fato que está próximo de acontecer.

Cariocas são elogiados pela Fifa

Acompanhado do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, visitou na manhã desta sexta-feira alguns locais da cidade que poderão ser utilizados na Copa do Mundo de 2014.

Segundo o dirigente, que retorna ainda nesta noite a Zurique, na Suíça, o giro da comitiva pela cidade – que incluiu Cidade da Música, na Barra da Tijuca, Forte de Copacabana e Cidade Nova, no Centro – mostrou que o Rio de Janeiro está realmente envolvido nos projetos para o Mundial.

“Estou muito feliz em ver que o Comitê Local vem trabalhando muito bem, trabalhando duro, nos projetos da cidade do Rio de Janeiro, para que possam ser encaminhados de acordo com as necessidades de um evento dessa importância”, analisou Valcke, antes de prometer igual atenção às demais cidades-sedes que têm pleitos semelhantes para o torneio.

Contato

Ricardo Teixeira reforçou que a visita da comitiva serviu apenas como primeiro contato. “Foi uma visita de análise de projetos que foram apresentados. As impressões serão analisadas a fundo pelo Comitê para depois decidir os locais que serão escolhidos para serem usados na Copa do Mundo”, destacou o mandatário da Confederação Brasileira de Futebol e também presidente do Comitê Organizador da competição, no Brasil.

A Fifa poderá fazer novas visitas em breve as outras sedes da competição mundial em 2014.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas