quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Como empreender na gastronomia

- Publicidade -

Por Cinthia Lopes

Camarão, dunas  e carne de sol. O Rio Grande do Norte já fez alguma fama na praia e na mesa, mas ainda existe um grande potencial a ser explorado por novos empreendedores da economia criativa. Uma oportunidade para estimular o debate e provocar a   troca de experiências será no 1º Simpósio Gastronômico da Pipa, marcado para dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções do Hotel Pipa Atlântico, na praia da Pipa, litoral sul do RN. Promovido pelo Festival Cultural e Gastronômico da Pipa, o Simpósio terá em pauta o tema “Gastronomia é Negócio”, mostrando como empreender no setor que mais alavanca o turismo cultural em todo o mundo. Estarão na Pipa chefs, empreendedores, escritores, jornalistas, administradores e professores de várias regiões do Brasil e também do exterior. O patrocínio é da São Braz, Prefeitura de Tibau do Sul e Latam Travel. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo festivaldapipa.com.br.

Chef e pesquisador Paulo Machado falará sobre o ‘Food Safari’
Chef e pesquisador Paulo Machado falará sobre o ‘Food Safari’

O encontro contará com nomes já conhecidos no cenário da gastronomia brasileira, que abordarão suas experiências próprias e o potencial que as  regiões oferecem, revelando possibilidades que a gastronomia pode proporcionar também para o RN.

Convidado para integrar a curadoria do simpósio, o chef, pesquisador e empresário de Mato Grosso do Sul, Paulo Machado fará a palestra de abertura sobre um projeto que alia turismo e gastronomia chamado “Food Safari”, uma expedição capitaneada por ele com objetivo de revelar a rica culinária do Pantanal.  A expedição, em parceria com uma agência de turismo regional, cresceu tanto em quatro anos ao ponto do chef criar formatos para outras regiões. “Trata-se de uma experiência de turismo ecológico, onde sabores e saberes da região são apresentados de uma forma diferente, possibilitando a união de várias atividades numa imersão cultural que pode ser adequada a outros cenários”, disse.

Outra convidada é a pesquisadora Ana Rita Dantas Suassuna. Nascida em Taperoá-PB, prima-irmã de Ariano Suassuna, Ana  é uma sumidade na pesquisa da comida sertaneja nordestina, também autora do livro “Gastronomia Sertaneja: Receitas que contam Histórias”, que ganhou 3º lugar no Prêmio Jabuti nesta categoria.

Sobre os convidados da primeira edição, o curador destacou alguns nomes: “Tivemos atenção especial pela escolha dos convidados, trazendo pessoas que estão inovando na  gastronomia  há muito tempo. O chef Maurício Lopes, que foi meu professor no Anhembi morumbi (SP) e já  formou mais de mil alunos, é um precursor da gastronomia acadêmica. E Ana Suassuna dispensa apresentações. Sua pesquisa sobre a gastronomia sertaneja e pernambucana são referência”.

Também está programada a palestra do empresário paraense Nazareno Alves, dono do Point do Açaí, restaurante construído em um prédio histórico do Ver o Peso, que serve o açaí com peixe frito e farinha d’água, à moda da terra. Outra novidade será a presenta da  pernambucana do ramo dos queijos, Vitória Barros, que comanda a produção de queijos especiais de Campo da Serra (PE) e produz mais de 20 tipos de queijos, alguns de técnica francesa. Entre os jornalistas, o Simpósio receberá a especialista em café, Cristiana Couto, de São Paulo; e a crítica de gastronomia e vinhos uruguaia, Marcela Baruch. Elas mostram novidades do cenário nacional e internacional.

Felipe Caran, empreendedor do restaurante Casa do João, em Bonito-MS, falará sobre seu espaço onde divide culinária regional, arte e artesanato decorativo. Da área acadêmica, o Simpósio contará com Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade do  Anhembi Morumbi.

PROGRAMAÇÃO
Local: Hotel Pipa Atlântico – Av. Baia dos Golfinhos

1º Dia
Credenciamento das 12 às 14h.
14h – Abertura
14h30 – Palestra com Paulo Machado:  turismo – “Food Safari”.
15h30 – palestra de Sênia Bastos, professora do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – SP.
17h30 – Palestra do empreendedor Nazareno Alves, o Rei do Açaí, Belém – PA.
18h30 –Delano Lopes: Tecnologia em Serviços de (Alimentos e Bebidas)
20h – Marketing com Frederico Dominguez (São Braz)
Palestra 21h – Mesa de debate: Gastronomia e mídias digitais com Ailin Aleixo, Larissa Januário, Tamy Roxo, Eduardo Farias e Carol Galvão
 
2ª dia
10h – Palestra com Felipe Caran: empreendedor da Casa do João, Bonito-MS.
11h – Palestra com a jornalista especialista em café, Cristiana Couto
12h – Almoço
14h30 – Vitória Barros, Técnica em Queijos Especiais da Campo da Serra-PE
15h30 – Palestra com Marcela Baruch, jornalista especialista em vinhos, Montevidéu/Uruguai.
17h – Palestra com Chef Maurício Lopes, professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – SP.
18h – Ana Rita Dantas Suassuna, pesquisadora professora e escritora: Gastronomia sertaneja
19h – Mesa: Negócios em Gastronomia: Com Paulo Machado, Felipe Caran, Nazareno Alves, Benício Siqueira e Frederico Dominguez

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas