sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Como fazer o país crescer ?

- Publicidade -

Passada a euforia da posse o presidente Lula está de olho na sucessão do Congresso em 1° de fevereiro para cuidar das mudanças no ministério, já que tomou posse com um ministério velho. O presidente também manifesta preocupação com a disputa entre os aliados pelo comando da Câmara. As chincanas políticas vão continuar, mas o mundo lá fora quer saber, o que Lula fará para promover o crescimento do país, um dos mais baixos entre as nações em desenvolvimento nos últimos anos. Assim como ocorreu há quatro anos, a primeira oportunidade que Lula terá para falar de seus planos para a comunidade internacional será o Fórum Econômico Mundial,  no fim de janeiro, em Davos, na Suíça. Para os empresários internacionais, o grande desafio do país agora é criar um melhor ambiente para receber investimentos e adotar reformas para crescer a taxas mais parecidas com a dos mercados emergentes.

Especulação

Os proprietários de residências na avenida Litorânea, na praia da Redinha, estão se deparando ao abrir as portas de suas casas, com panfletos com a seguinte observação: “For Sale”, sabe inglês?. Quer vender sua casa ?” e dá o fone do provável comprador para manter contato. Os gringos estão querendo comprar todas as casas da orla marítima da Redinha.

Centro de Convenções

O governo do Estado, vai fazer uma concorrência nacional para exploração do Centro de Convenções. Após a frustração de não ver o Centro decolar. A iniciativa privada terá condições de captar mais eventos junto com o Convention Bureau. O que não dá é para ficar com o Centro inoperante.

Sugestão

Os motoristas natalenses que enfrentam as avenidas Prudente de Morais e Hermes da Fonseca/Salgado Filho querem saber se a STTU vai abrir a rua São José  no sentido Zona Sul/Centro. Ao percorrerem a rua São José com destino ao Centro não podem cruzar à avenida Bernardo Vieira. Uma coisa sem nexo. Um sinal de três tempos no cruzamento resolveria a questão e criaria outra opção de fluxo de veículos nos dois sentidos. São medidas simples que a comunidade agradece. Ou se isso não pode ser feito, que seja uma estudada outra solução que viabilize a criação de uma nova via de circulação naquela área.

Argentinos terão festa

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) prepara uma  recepção para os 160 passageiros do primeiro vôo charter de Córdoba para Natal. Ao som dos “Menininhos do Forró” e de coquetel, os turistas argentinos desembarcarão no Aeroporto Augusto Severo nesta quinta-feira, às 15h, e serão recebidos  com muita festa.

Crise é passageira

Segundo o diretor do Instituto de Estudos e Pesquisas da Embratur, José Francisco de Salles  Lopes, os prejuízos no turismo brasileiro diante do apagão aéreo podem ocorrer no mercado doméstico,  mas ainda assim não é algo tão alarmante. “Na parte internacional não é muito  problemático”. O que se vê é uma mudança de comportamento no turismo interno.  As pessoas estão usando mais ônibus e carro e indo para destinos de seu próprio  Estado. Os nordestinos vão para as praias nordestinas, os pernambucanos para  locais pernambucanos e assim por diante. Segundo ele, 70% das viagens internacionais ao país são de companhias aéreas  estrangeiras, o que minimiza os transtornos aos turistas. Mesmo diante de todos  os problemas, Lopes acredita que os altos investimentos para a promoção do Brasil  no exterior não foram em vão. “As ações da Embratur não foram em vão. Problemas  em aviões acontecem”, avaliou.  “O ano de 2006, em termos econômicos,  foi o melhor da história do turismo brasileiro”.

Réveillon frustrado

Quem voltou das praias da zona sul (Pirangi, Búzios, Barra de Tabatinga) no início da madrugada teve que enfrentar engarrafamento gigante, na imediações do restaurante “Barramares”, na praia de Cotovelo. Quem resolveu vir para Natal antes da meia-noite passou a entrada do Ano Novo dentro do carro. Faltou policiamento ostensivo da polícia estadual de trânsito na área para evitar o engarrafamento. Foi o caos.

Prêmio BNB

O prazo para inscrição de trabalhos para o Prêmio BNB de Jornalismo 2007 termina na próxima quinta-feira. Podem ser inscritas matérias veiculadas entre janeiro e dezembro de 2006, que abordem o tema “O papel do crédito no Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas”. O BNB oferecerá R$ 105 mil em prêmios para os melhores trabalhos.

Novo mínimo terá gatilho

O acordo feito pelo governo com as centrais sindicais sobre os mecanismo de reajustes do salário mínimo será encaminhado  ao Congresso na forma de um projeto de lei. A proposta prevê uma política para  o reajuste do salário mínimo até 2023. De 2008 a 2011, o reajuste será calculado  com base na inflação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) verificado  dois anos antes. O reajuste de 2008, por exemplo, será feito com base no PIB  de 2006. A partir de 2010, quando termina o segundo mandato do presidente Lula,  a política será revista a cada 4 anos, em 2011, 2015 e 2019.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas