quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Como tornar o RN mais seguro e menos violento?

- Publicidade -

Raimundo Carlyle
Juiz de Direito em Natal/RN

Encerrada a série de matérias e coletadas as respostas das autoridades e especialistas no tema segurança pública à indagação, eis que uma compilação sintética se faz necessária. O governador do RN, Robinson Faria, acredita no tripé “valorização dos agentes de segurança pública, investimentos em infraestrutura e articulação com a União” como solução para o grave problema da insegurança no RN. O Sesed, Caio Bezerra, aposta na execução do PlanespRN e suas 91 iniciativas como uma das soluções.

#SAIBAMAIS#O presidente do TJRN, Expedito Ferreira, crê na solução via “união dos três poderes”. O juiz das execuções penais de Natal, Henrique Baltazar, defende a retomada do sistema prisional pelo Estado e controle das facções criminosas, além da construção e manutenção de presídios. O presidente da ALRN, Ezequiel Ferreira, fala de uma “epidemia do mal” e que a solução parte do seio das famílias. O especialista em segurança pública, Ivênio Hermes, afirma que o sucateamento das polícias levou ao quadro caótico atual.

A presidente da Adepol, Paoula Maués, sugere colocar segurança privada nas delegacias e o pagamento de plantões extraordinários como forma de aumentar o efetivo da polícia civil, o que soa risível. O cientista social e professor da UFRN, Alipio de Souza, elencou medidas policiais comunitárias para tornar mais seguro e menos violento o RN. Por fim, o presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, traçou uma linha do passado tranquilo ao inquieto e inseguro momento atual nas ruas do RN.

Em comum, todas as respostas levam à necessidade de investimentos em pessoal treinado e infraestrutura policial, ação impraticável em um Estado que paga os salários atrasados e somente dispõe de recursos “carimbados” oriundos do Banco Mundial (RNSustentável) para projetos específicos, proibido o uso para folha de pessoal. Como viabilizar a reposição dos deficitários quadros de policiais civis, militares e agentes penitenciários e dotar de infraestrutura delegacias sucateadas num cenário de colossais dificuldades financeiras?

Nenhum dos articulistas respondeu à pertinente indagação! Tampouco foi abordada a exigência de comportamento diverso da sociedade potiguar na colaboração para o efetivo controle da criminalidade violenta. Nenhuma das análises, ideias e propostas está errada, mas as medidas sugeridas para conter a insegurança seriam inexequíveis no atual contexto de dificuldades financeiras. A TRIBUNA DO NORTE merece todos os encômios pela iniciativa, restando a torcida para que as ações sugeridas pelos articulistas possam ser implementadas um dia, fazendo cessar a sensação de insegurança motivada pela violência e a criminalidade no RN.

Leia também os artigos sobre a violência de:
Robinson Faria
Ezequiel Ferreira
Henrique Baltazar
Expedito Ferreira
Caio Bezerra
Ivênio Hermes
Paoulla Maués
Alipio de Sousa
Paulo Coutinho Filho

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas