quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Companheiros de quarentena

- Publicidade -
Tales Lobo
Repórter
Lidar com o isolamento social imposto para combater a pandemia do novo coronavírus é um desafio para todos que estão de quarentena dentro de suas casas, seja por conta do tédio, das dificuldades diárias dentro de casa ou até mesmo a solidão. Neste período, um bom livro pode ser o melhor companheiro. Para isso, personalidades potiguares indicam títulos que podem ajudar a relaxar e passar por este momento com maior tranquilidade e conhecimento.
Para lidar com o isolamento social os livros são uma excelente companhia
Com temas dos mais diversos, as obras indicadas podem fazer rir, chorar, pensar. Um bom livro leva o leitor a viajar sem sair de casa, cumprindo as recomendações de isolamento, e também proporciona conhecimento histórico ou sabedoria, necessários para tempos de pandemia.
Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANL) abre a lista com o clássico ‘Rei Lear’, de Shakesperare. “A história é muito linda, mas que fala da solidão humana, da ingratidão, da deslealdade. É um livro fantástico e que pode e deve ser lido nesse período de quarentena. ”  Afirma.
Outra indicação dada pelo presidente da ANL é o livro ‘Todas as Crônicas’ de Clarice Lispector. “O trabalho dela é simplesmente fantástico. É uma das melhores escritoras do século passado. Ao meu ver entre as melhores do mundo, e está completando cem anos. Provavelmente, porque ela também mentia na idade. ”  Comenta Diógenes.
O experiente jornalista e colunista da Tribuna do Norte, Vicente Serejo sugere obras clássicas da literatura internacional no século XX; ‘As Pequenas Virtudes’ da escritora italiana Natalia Ginzburg e ‘Contra a interpretação’ da estadunidense Susan Sontag. 
Entre os clássicos, a indicação de Serejo é ‘O Tratado Sobre a Tolerância’, do filósofo iluminista François Marie Arouet, conhecido por seu pseudônimo; Voltaire. “A tolerância é o que mais se precisa em uma pandemia, no confinamento. Voltaire em meados de 1700 já se preocupava e escreve O Tratado sobre a Tolerância, que vai definir tudo o que se escreve sobre tolerância. ” Lembra o jornalista.
Aficionado por poesia, o artista plástico e produtor da Casa Cor, César Revoredo recomenda títulos como ‘Meu Coração Desnudado’ de Charles Baudelaire e os poemas da portuguesa Florbela Espanca. Passeando por outros gêneros ele cita estar lendo a biografia de Nísia Floresta, escrita por Constância Lima Duarte.
“Estou com alguns livros na cabeceira. Um deles que eu já estou terminando é Nísia Floresta de Constância Lima Duarte. Realmente muito legal. ” Revela César Revoredo.
Indicações de leitura
Indicados por Diógenes Cunha Lima, advogado, escritor e presidente da ANL

Livro: Rei Lear
Autor: William Shakespeare
Resumo: Considerada uma das obras primas do dramaturgo inglês, conta a história de um decadente rei idoso e sua relação com as filhas.  
Livro: Todas as Crônicas
Autor: Clarice Lispector
Resumo: Como diz o título, o livro reúne todas as crônicas da genial Clarice Lispector. Nascida na Ucrânia, mas criada no Brasil, a famosa autora completaria cem anos em 2020.
Indicados por Vicente Serejo, jornalista com mais de 50 anos de experiência

Livro: As Pequenas Virtudes
Autor: Natalia Ginzburg
Resumo: Uma obra que reúne onze textos sobre a vida da autora, onde destaca sobre a importância de se dar valor às coisas simples da vida cotidiana. 
Livro: Contra a Interpretação
Autor: Susan Sontag
Resumo: publicado nos anos 1960, o livro levanta discussões sobre a cultura da época, com um pouco de provocação. Está na lista dos cem melhores livros de não ficção de todos os tempos feita pelo The Guardian.
Livro: O Tratado Sobre a Tolerância
Autor: Voltaire
Resumo: Na obra, o iluminista critica a intolerância de sua época (Século XVIII), especialmente praticada pelos religiosos. Influencia até hoje o debate filosófico sobre tolerância.
Indicados por César Revoredo, artista plástico, arquiteto e reponsável pela Casa Cor

Livro: Meu Coração Desnudado
Autor Charles Baudelaire
Resumo: O livro traz uma coletânea de poesias do autor francês, que com seu estilo marcante é considerado um dos fundadores da tradição moderna na poesia.
Livro: Nísia Floresta; vida e obra
Autor: Constância Lima Duarte
Resumo: O livro fala sobre a história de Nísia Floresta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. A escritora e educadora potiguar é reconhecida por sua luta pela educação, igualdade e direitos das mulheres.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas