quarta-feira, 8 de maio, 2024
28.1 C
Natal
quarta-feira, 8 de maio, 2024

Companhias ficarão sem pagar IR

- Publicidade -

Brasília – O governo deu um incentivo fiscal para que as companhias  de aviação invistam na compra de aviões e reforcem o patrimônio. Pegando carona  na Medida Provisória (MP) 315, que cria a nova legislação cambial, essas empresas  ficarão isentas, até 2013, do Imposto de Renda (IR) sobre remessas ao exterior  destinadas a pagar contratos de leasing financeiro (aluguel com opção de compra) de aviões e equipamentos. Antes, a alíquota incidente nessas operações era de  15%.

A isenção valerá para os contratos assinados nos próximos dois anos.  A Receita Federal afirma que a medida não implicará perda de arrecadação porque,  devido a tributação elevada, as empresas não estavam optando por essa modalidade  de leasing. Só o leasing operacional tinham alíquota zero de IR. O leasing financeiro  dá opção de compra no fim do contrato. No operacional, os aviões têm de ser  devolvidas. 

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Sérgio Gomes  de Almeida, disse  que o governo aproveitou a Medida Provisória para estimular o setor. 

Mas negou que a crise da Varig esteja entre as motivações. “Era um benefício  dado no período de setembro de 2002 a dezembro de 2003 e estamos retomando agora”,  disse.  O diretor de Relações Governamentais do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas  (Snea), Anchieta Hélcias, disse que a medida permitirá que as empresas voltem  a acumular ativos e reforcem os balanços financeiros. Ele estima que haja uma  carência de cerca de 80 aeronaves no País.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas