quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Comparações prevalecem na sabatina com os candidatos

- Publicidade -

ENCONTRO - Cristiana Lobo mediou o debate entre Garibaldi Filho e Wilma de Faria

A comparação entre os dois governos de Garibaldi Filho (PMDB) e o da governadora Wilma de Faria (PSB) predominou no “Encontro pelo Desenvolvimento do Rio Grande do Norte”. O evento, organizado pelas associações ligadas ao comércio e turismo do estado, reuniu os dois principais candidatos a governador, na manhã de ontem, no Hotel Barreira Roxa, e seu regulamento vetava “críticas a respeito do adversário”. Porém, as referências negativas à administração do concorrente foram uma constante.

“A inércia não pode continuar. Precisamos sair desse conformismo, dessa mesmice”, defendeu o senador ao final do debate, apontando a necessidade do Rio Grande do Norte fazer seu “dever de casa” para atrair recursos e voltar a se desenvolver. Já a governadora avaliou como positiva a oportunidade de apresentar suas realizações: “Podemos debater os temas relacionados aos setores que mais empregam e apresentarmos nossas metas na infra-estrutura, que foram atingidas.”   

Garibaldi Filho chegou antes ao local, por volta das 8h20, e também foi quem abriu o encontro, falando sobre três estratégias de seu futuro governo: a implantação de um novo modelo de gestão pública; a transformação do estado em um pólo exportador; e a inclusão do Rio Grande do Norte nas metas do milênio da ONU. Durante pouco mais de 20 minutos ele defendeu a redução dos custos, o monitoramento do desempenho dos agentes públicos e a criação da área de livre comércio da Grande Natal, transformando a cidade na “capital comercial da América Latina”.

Já Wilma de Faria chegou ao hotel às 8h40 e aproveitou os minutos iniciais para afirmar que seu governo está sendo diferenciado, aberto ao debate com o empresariado, associações comunitárias e movimentos sociais. Ela enfatizou a elaboração dos planos regionais de desenvolvimento e declarou: “O nosso governo retomou o crescimento sustentável através das obras estruturantes.” Prometeu, ainda, tornar o estado auto-suficiente em energia e trabalhar para o Rio Grande do Norte ter a “refinaria de biodiesel”.

Os principais temas discutidos no encontro

Burocracia
Garibaldi Filho apontou o enxugamento da máquina e o estímulo ao funcionalismo como formas de reduzir a burocracia estatal, já Wilma de Faria afirmou que vem promovendo uma maior aproximação entre os órgãos de controle do Estado, para agilizar os processos.

Redução do ICMS
Na primeira pergunta a esse respeito, ambos não prometeram redução na alíquota do imposto para o comércio, mas admitiram abrir diálogo. Depois a governadora anunciou redução para o querosene de aviação (17% para 3%), enquanto o senador firmou compromisso de igualar as condições às dos estados vizinhos, com relação a produtos ligados ao turismo.

Planejamento
O candidato do PMDB ressaltou que o Rio Grande do Norte possui, desde o seu governo, um plano de desenvolvimento sustentável que precisa ser retomado. A representante do PSB destacou que foram elaborados os planos de desenvolvimento de todas regiões potiguares.

Segurança
Garibaldi criticou a “precariedade da estrutura policial” para dar combate aos criminosos e lembrou que além da simples instalação de câmeras, é preciso investir em inteligência e permitir que haja desdobramento das investigações que nasçam desse monitoramento. Wilma falou do aumento do efetivo e da melhoria salarial dos PMs, da instalação de câmeras nos corredores turísticos e da criação da guarda turística.

Aeroporto de São Gonçalo
A governadora lembrou a promessa de Lula de viabilizar a obra, através de uma PPP, porém mostrou receio quanto à criação da área de livre comércio (ALC). “É preciso ver se vai proteger nossas empresas.” O senador ressaltou a importância do aeroporto e defendeu a criação da ALC como indutora da atração de diversas empresas e a conseqüente geração de empregos.

Turismo
Wilma de Faria declarou que nenhum empresário pode negar que o RN cresceu no turismo internacional. “Precisamos elevar nossa auto-estima, porque estamos muito bem.” Já Garibaldi Filho defendeu um trabalho mais “agressivo” por parte da administração. “Não é fácil se vender um destino se não houver, por parte do governo, um apoio muito ostensivo.”

Educação
A candidata do PSB atribuiu as avaliações negativas do Estado na área de Educação ao governo anterior e listou os investimentos de seu mandato. O peemedebista leu um relatório do Banco Mundial aprovando sua atuação nesse setor e fez um apelo diante da última colocação do RN no ranking do Prova Brasil: “Salvemos a Educação do Rio Grande do Norte.”

Corrupção
Garibaldi Alves Filho enfatizou a relevância de tornar transparentes as ações do governo e lembrou do papel da sociedade na fiscalização do poder público, enquanto Wilma de Faria considerou essa uma questão de educação e revelou que pretende fazer um convênio com a Oraganização Não-governamental Transparência Brasil. 

Assessores elogiam desempenho

O fato de não ter havido “confronto direto” entre os candidatos impediu uma avaliação mais objetiva a respeito do desempenho de ambos no encontro de ontem. Contudo, os assessores elogiaram a atuação dos dois postulantes ao Governo do Estado. Do lado de Wilma de Faria, permaneceram o marqueteiro Alexandre Macedo e o ex-presidente da Funcarte, Rinaldo Barros, enquanto Garibaldi Filho se sentou próximo ao ex-secretário de Administração Jaime Mariz, e ao marqueteiro de sua campanha, Renato Faleiros.

“O senador Garibaldi demonstrou melhor conhecimento e propostas mais concretas para o futuro do Rio Grande do Norte e isso foi bem transmitido para a platéia”, analisou Jaime Mariz, lembrando que o plano de governo da Vontade Popular foi preparado desde março, vem sendo discutido exaustivamente com o candidato e prevê a implantação de um novo e moderno modelo de gestão.

“O debate foi extremamente importante porque colocou os dois candidatos diante de boa parte da classe empresarial do estado e considero a performance da governadora excelente”, avaliou Alexandre Macedo. Segundo ele, a candidata aproveitou bem a oportunidade de apresentar suas realizações nos três anos e meio de governo. “Mais do que isso, ela lançou as suas propostas para um novo governo”, comentou o marqueteiro da campanha dela.
O evento no qual os candidatos foram sabatinado foi promovido pela Federação do Comércio (Fecomércio); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL); Federação das Associações Comerciais; Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL-Natal); Pólo Via Costeira; Coohotur; Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares; e ABIH.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas