quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Comportamento do Brasil

- Publicidade -

Carlos de Souza – Interino [[email protected]]

A decisão do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, de adiar por 90 dias a exigência do extinto de incêndio para veículos do tipo ABC abre um tempo também para reflexão. Na última semana do ano que passou o país foi tomado por um pânico desnecessário, em busca do extintor que, devido à demanda súbita, sumiu do mercado. Mas os burocratas de Brasília fincaram pé e reafirmaram, com a típica arrogância dos burocratas, que a medida estava valendo sim e que iam multar e arrebentar quem não tivesse o famigerado extintor. O Brasil é um país em estado permanente de histeria. Uma amiga minha ao ver essa minha frase, remendou, “não, o Brasil é um país corrupto”. Leia nas entrelinhas e perceba o que tem por trás de cada medida draconiana que se vê surgindo diariamente. O fumante foi criminalizado, o bebedor moderado foi enquadrado e o bebedor de refrigerante corre sérios riscos de ter sua cota de açúcar cortada. Nesses dias proíbem gordos de usar roupas sumárias na praia. Aguardem.

Estamos perdendo nossa cordialidade, o meio termo, o bom senso. Estamos ficando apavorados com tudo, criando leis para tudo, mas não damos um jeito na corrupção. Não, essa continua campeando a rédeas soltas nos corredores do poder. 

Retificando
O leitor Raimundo Júnior me enviou um e-mail para retificar uma informação: “Conforme contato telefônico, estou enviando a retificação da nota publicada em sua coluna do dia 04/01/2015 referente à construção da casa do Governador como sendo no Governo de Tarcísio Maia. Informo que a referida construção deu-se no Governo Lavoisier Maia, tendo o Governador José Agripino transformado a casa que seria a Morada Oficial do Governador em uma escola de hotelaria com o nome de Hotel Barreira Roxa em seu primeiro governo entre os anos de 1983 a 1985”.

Selvageria
A guerra de garrafas que eu achei que tinha sido em Pirangi, foi na verdade no  Réveillon Natal Privilège, no Imirá Plaza, Via Costeira. O vídeo postado ontem pega outro ângulo e mostra a mesma cena de selvageria de pessoas jogando garrafas umas nas outras.

Chuvas
Chove espaçado neste verão, mas chove pouco ainda.  Do dia 2 (sexta-feira), até às 7h da manhã d o dia 5 (domingo), a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou chuvas em 36 postos pluviométricos, a maioria na região Oeste, com precipitações de até 66 milímetros (mm), como aconteceu em São Miguel.  Choveu ainda em Coronel João Pessoa (57mm); Viçosa (47,6); Portalegre (37,7mm); Baraúna (35mm) e Itau (32mm). No meio da semana recebi notícias de pancadas de chuva em Mossoró. Bom sinal.

Maioridade
A maioridade penal corre um sério risco de ser rebaixada. A chamada Bancada da Bala está com todo o gás para aprovar a nova lei para enquadrar menores envolvidos em atos criminosos. É um assunto polêmico e exige uma ampla discussão com a sociedade. Uma lei assim não pode ser aprovada no calor da hora.

Política
A Coluna Esplanada, do UOL Notícias, assinada por Leandro Mazzini, do dia 04/01/2015  diz o seguinte: “O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva combateu de um ano para cá um novo câncer e o controlou, dizem fontes ligadas ao petista. Lula se curou da doença na laringe, mas foi acometido de um câncer no pâncreas, que teria sido descoberto no início de 2014”. Se isso não for apenas boato, o cenário para a campanha de 2018 pode mudar radicalmente.

Humor
O mundo está perdendo de vez o senso de humor. Duas pessoas atacaram ontem o jornal de humor francês Charlie Hebdo. O ataque resultou em 11 mortos e vários feridos. O jornal havia publicado uma charge do líder do Estado Islâmico, um tal de Mahoma. A charge está pipocando na internet no mundo todo e não há terrorista que dê jeito.

Aviação
O governador Robinson Faria, em visita a Mossoró no início da semana, fez a velha promessa de todos os governantes desde tempos imemoriais. Vai ativar vôos comerciais no aeroporto da cidade. Como isso será feito não foi especificado pelo gestor estadual. Se a viagem for de Mossoró para o atual aeroporto de  São Gonçalo, a viagem sai mais em conta de carro mesmo.

Modismo
A moda mais explosiva deste verão é o pau de selfie. Não, espere, não é pornografia. Trata-se de uma extensão metálica que os mais vaidosos estão usando para fazer fotos de si mesmos e publicar nas redes sociais. São relatados também casos curiosos, com os celulares caríssimos caindo do troço e se espatifando no chão. Ah, humanidade!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas