Compra de vacinas

Publicação: 2021-03-04 00:00:00


O Consórcio Nordeste — que é formado pelos governos dos nove estados da região  — teria acertado os termos de compra de 25 milhões de doses da vacina russa Sputnik. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. A negociação tem a condução do governo da Bahia e a próxima etapa é a assinatura do contrato com o Fundo Soberano Russo, que desenvolveu e distribui o produto. As doses, segundo a notícia da FSP, seriam importadas da Rússia. “Em tese, chegariam a partir de abril e seriam todas entregues até julho. O laboratório brasileiro, União Química, também vai produzir o imunizante, o que será objeto de outro contrato com os governadores”, destacou a Folha.

Programa Nacional
O governador Wellington Dias (PI-PT) disse, em entrevista à Folha, que as doses da Sputnik serão entregues prioritariamente ao Programa Nacional de Imunização. Um entrave para consolidar a compra é que  Sputnik ainda não tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo Wellington Dias a União Química, farmacêutica que deve importar  o imunizante para o Brasil, prometeu aos governadores tomar providências para obter aprovação da vacina na Anvisa.

Desconhecimento sobre 5G
O ex-ministro Fernando Haddad (PT) mostrou desconhecimento ao comentar a implantação da tecnologia 5G no Brasil. Durante entrevista à rádio Jovem Pan News Natal, na manhã desta quarta-feira, ele  ignorou o trabalho que vem sendo feito pelo Ministério das Comunicações para implantar a tecnoclogia ainda este ano. Sobre pandemia, o ex-ministro chamou de "ato de desespero" a compra de vacinas por estados e municipios. Fernando Haddad alertou para um possível "desmonte do SUS" caso a iniciativa privada comece a comprar vacina.

Prazos suspensos
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, suspendeu o prazo de entrega por candidatos não eleitos e partidos políticos das mídias eletrônicas com a documentação relativa à prestação de contas de campanha das Eleições Municipais de 2020.  Devido ao agravamento da pandemia da Covid-19 no país, a medida foi tomada pela Presidência do TSE, visando garantir a melhor segurança sanitária possível a todos os integrantes do processo eleitoral.

Teste positivo 
Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, 84 anos, recebeu nesta semana o diagnóstico de que está com covid-19. “Dom Matias se encontra em sua residência, apresenta sintomas leves, está disposto, com acompanhamento médico e devidamente medicado. Acompanhemos o nosso arcebispo emérito com orações e confiemos o seu pleno restabelecimento e de todos os demais enfermos aos cuidados da Virgem Maria, nossa padroeira, Nossa Senhora da Apresentação”, diz o comunicado do Gabinete do Arcebispo.

Recurso ao Cade 
Inspirada pelos acordos internacionais para o uso de conteúdo jornalístico entre empresas de mídia e gigantes da tecnologia, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma ampliação da investigação contra o Google no Brasil, visando à remuneração de veículos nacionais pela companhia. A ANJ instaurou um inquérito administrativo contra o Google em julho de 2019 sobre o assunto, que ainda não foi transformado em investigação formal. A pressão é uma reverberação de debates que estão acontecendo no mundo todo. Em fevereiro, a Austrália foi o primeiro país a aprovar uma legislação que força as gigantes de tecnologia a negociarem com veículos de mídia o licenciamento de notícias em suas plataformas. "Estamos abastecendo a ação com informações das regulações que estão sendo implementadas em países como Austrália e França, quanto à remuneração da atividade jornalística como um todo", afirma Marcelo Rech, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ). 

Leito hospitalar
O líder do PSL no Senado, Major Olimpio (SP), diagnosticado com covid-19, participou da sessão do plenário ontem diretamente de um leito hospitalar. O parlamentar foi diagnosticado com o novo coronavírus na terça-feira, 2, e está em observação no Hospital São Camilo, em São Paulo. Olimpio participou da sessão de forma remota. O Senado analisava uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para autorizar o pagamento do novo auxílio emergencial e acionar medidas de contenção de gastos no futuro. O líder do PSL se manifestou contra os dispositivos que preveem congelamento de salários no funcionalismo público.

MP 
A promotora de Justiça Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira deverá ser a primeira mulher a chefiar o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Ela foi a única a se inscrever para concorrer à lista tríplice para a indicação ao cargo. A eleição que irá para confirmar a escolha está marcada para o dia 23 de abril. Depois da eleição, o nome é apresentado à governadora Fátima Bezerra, a quem cabe a nomeação.