sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Compra de votos

- Publicidade -

Retornando de encontro da Comissão Internacional da Baleia, o ministro Sarney Filho (Meio Ambiente) atribui a derrota da proposta de proibir a caça do mamífero no Atlântico Sul a práticas “heterodoxas” dos países contrários. A resistência à proibição é liderada pelo Japão e tem apoio da Noruega e da Islândia. Ele acredita que representantes dos países africanos foram “seduzidos”.

O líder sindical
O presidente do Senado, Renan Calheiros, ao comprar a briga com a PF e a Justiça, ganhou o coração dos colegas. Um exemplo é o whatsapp da bancada peemedebista da Câmara. Os elogios à postura de Renan são generalizados. “Ele se tornou o presidente do nosso sindicato”, brincou um dos deputados. Mas nem tudo são flores. Ontem, enquanto Renan anunciava o pacote de medidas que iria apresentar ao STF, um grupo de 20 pessoas portava cartaz dizendo: “Vallisney: juiz de 1ª / Renan: senadorzinho de 5ª.” E gritava, na porta de seu gabinete, “Fora, Renan!”

Paróquia
O governo Temer ainda não enviou sua proposta de reforma da Previdência ao Congresso. Mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), já escolheu o relator: o fluminense Sérgio Zveiter (PMDB), na foto. Numa conversa informal, Maia disse que Zveiter era alinhado com o governo. PMDB e DEM pretendem se aliar no Rio em 2018.

“Não endossamos nem abuso de poder nem corporativismo protecionista. A nota (do presidente do Congresso) tem cheiro de incômodo com a Lava Jato”
Chico Alenca, deputado (PSOL) – sobre a ação da PF no Senado

No sapatinho
Embora tenha tentado desarticular a criação da CPI da Lei Roaunet, conversando com líderes e deputados, o ministro Marcelo Calero (Cultura) deve adotar, em seu depoimento à comissão hoje, o discurso de apoio às investigações.

Façam suas apostas
O deputado Nelson Marquezelli (PTB) conseguiu o número necessário de assinaturas para pedir que a Câmara vote com urgência, no plenário, projeto que regulariza jogos de azar. Parcela do governo vê a proposta como mais uma fonte de arrecadação para aumentar a receita da União.

Fogo no circo
Relatam no Senado que o presidente da Casa, Renan Calheiros, cogitou convocar uma cadeia nacional de rádio e televisão para se manifestar sobre o episódio. Foi desaconselhado.

Medo  Os líderes governistas não pretendem recorrer ao plenário da Câmara contra o reajuste salarial para a PF, aprovado em comissão especial.

No meio do caminho
A presidência da CPI da UNE, protocolada novamente ontem, deve ficar com a deputada Cristiane Brasil (PTB). A relatoria ainda não está definida. Procura-se um nome neutro. Não pode ser simpático a UNE nem adversário feroz.

Na carona
A PEC que trata da reeleição às presidências das Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas foi desengavetada. O vice Waldir Maranhão assinou o ato. A ideia é incluir no pacote a recondução dos presidentes da Câmara e do Senado.


- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas