quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Compra Direta comercializa 490 toneladas em 2018

- Publicidade -
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local da Agricultura Familiar,   adquiriu  este ano 490,8 toneladas, beneficiando  872 produtores, 100 municípios participantes. Ao todo, o programa movimentou R$ 2,2 milhões em recursos.  Os alimentos foram entregues a 625 entidades que atendem juntas 353.316 pessoas. Programa é uma ação do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e no RN é desenvolvido pela Emater.

Os alimentos adquiridos foram entregues a 625 entidades que atendem juntas 353.316 pessoas


Os alimentos adquiridos foram entregues a 625 entidades que atendem juntas 353.316 pessoas

Um dos bons exemplos de execução do programa está no município de Apodi. Em parceria com a Prefeitura Municipal e das Secretarias Municipais de Educação e da Agricultura, o programa está fortalecendo a agricultura familiar da região. O Compra Direta permite a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar para distribuição em instituições, como escolas, creches, hospitais, asilos, entre outras.

Em 2018, o PAA – Compra Direta cresceu no município. Se em 2017 eram apenas sete produtores, este ano passaram a ser 47 participantes. Em novembro, foram adquiridos mais de 10 mil quilos de alimentos, como arroz da casca vermelha, banana, bebida láctea artesanal, bolo de ovos, cebolinha, coco verde, coentro, feijão, manga espada e rosa, melancia, pimenta de cheiro e verde, polpas de frutas (caju, goiaba, manga, tamarindo) e macaxeira.

Você sabe como o Compra Direta funciona? Todo o processo tem início com o cadastro do agricultor no Escritório Local da Emater-RN. O produtor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita mediante uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Em Apodi, a principal fonte de economia é a agricultura e 50% da população vive na zona rural.

 De acordo com a vice-prefeita, Hortência Regalado, “a Central distribui alimentos para 20 unidades, entre escolas do município e do estado, e programas sociais. Com o programa estamos valorizando os nossos produtores familiares, distribuindo alimentos orgânicos e nutritivos. E fortalecendo a nossa economia. Nosso objetivo é que todas as escolas da região sejam abastecidas com os produtos do programa”.

Distribuição
Na Central de Distribuição de Alimentos, os técnicos da Emater-RN recebem os produtos dos agricultores e a equipe da Central distribui para as escolas e programas sociais cadastrados. A nutricionista da prefeitura confere a qualidade dos produtos, fiscaliza o armazenamento e transporte dos alimentos, e também é responsável pelo cardápio das escolas.

Para o agricultor familiar Francisco Rufino Filho, do assentamento Baixa Verde, que tem como sua única fonte de renda a agricultura, o programa beneficia a sua família. “Recentemente entregamos 500 quilos de banana na Central. É muito bom para nós, pois valorizam nossos produtos e pagam um valor justo. Recebemos três vezes mais do que se fosse por um atravessador”.

O município se destaca como produtor de arroz vermelho, também conhecido como arroz da terra, com alto valor nutritivo, rico em ferro e fibras. O arroz vermelho também é de fácil preparo e pode ser cozido da mesma forma que o arroz branco. O alimento está sempre presente no cardápio das escolas que são abastecidas por meio do Compra Direta.

Experiência
O agricultor familiar Jean Carlos de Souza, do Sítio Santa Rosa 1, é produtor de arroz vermelho e destacou a importância do programa. “O Compra Direta veio em uma boa hora, estamos com dificuldades em comercializar nossa produção fora do programa. Aqui vendemos por um preço justo, nosso trabalho e produto são valorizados”.

A diretora da Escola Municipal Lindaura Silva, Aline Fabrícia Alves, destaca a importância e a mudança de hábito dos alunos com a aquisição de alimentos orgânicos e nutritivos no cardápio da escola. “Muitos dos nossos alunos não comiam frutas e verduras. Hoje eles aceitam bem e cada vez mais crianças criam o hábito de comer a merenda escolar, trocando os produtos industrializados por refeições nutritivas.

Também realizamos um trabalho de conscientização com os pais”. O Compra Direta promove a inclusão sócio-produtiva no campo, reduzindo o êxodo rural, gerando ocupação e renda, agregando valor à produção agrícola, incentivando o associativismo e cooperativismo. Por sua vez, os gêneros alimentícios são repassados às populações em situação de insegurança alimentar, através de instituições filantrópicas, devidamente cadastradas no Compra Direta e no Conselho de Segurança Alimentar.

O agricultor interessado deve procurar o escritório local da Emater-RN no município onde reside para obter as informações necessárias.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas