quinta-feira, 25 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Compra do material escolar

- Publicidade -
Tadeu Oliveira

O senso comum defende que os filhos devem ficar em casa na hora, enquanto os pais compram o material escolar. A decisão teria por objetivo economizar, já que as crianças tendem a influenciar a compra de itens mais caros – como os cadernos, lápis, mochilas e estojos dos personagens favoritos. Na contramão dessa indicação, o consultor financeiro e pai, Guilherme de Almeida Prado, defende que esse é um importante momento para passar às crianças as noções básicas de educação financeira. Além de levá-los às compras, ele afirma que os pequenos devem ser envolvidos, também, na etapa anterior: a pesquisa por melhores preços na internet; a elaboração do orçamento; e a busca por alternativas como a aquisição de livros usados a um custo menor.
Decisão dos pais
“Da análise da lista, passando pela pesquisa de preços pela internet até a compra efetiva, as crianças devem ser envolvidas no processo de aquisição do material escolar. Essa decisão dos pais traz amadurecimento aos filhos e funciona como um importante instrumento de educação financeira. Temos gerações de brasileiros que não sabem lidar com dinheiro e muitos pais acreditam que essa capacitação seja responsabilidade da escola. Ao contrário, começa dentro de casa e se expande para a escola”, analisa Almeida Prado, mestre em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e autor do livro Conquiste Mais. Na visão do especialista, as crianças herdam muito mais do que o DNA dos pais; herdam os hábitos financeiros.
Com a nota do Enem
Na terça-feira (22), começam as inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada. Neste ano, 129 instituições de ensino superior públicas oferecem 235 mil vagas. E a nota no Enem é o pré-requisito para quem deseja uma dessas vaga. Para ajudar o candidato a escolher seu curso e faculdade e elevar a chance de êxito neste processo, a plataforma Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. Nele, estão reunidos todos os dados que o candidato precisa para avaliar as notas de corte nas instituições, incluindo o comportamento das notas nos últimos processos seletivos, as notas de corte média e mínima no Estado de interesse, assim como a menor nota de corte para o curso pretendido em todo o Brasil. O site também exibe a relação de universidades que oferecem o curso pretendido com a nota de corte em cada campus e turno.
Carta aberta
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação lançou uma carta aberta direcionada a toda sociedade denunciando, o que a entidade chama de retrocessos na agenda social do país. “Com seu discurso falacioso de combate ao socialismo, à ideologia de gênero a à doutrinação marxista escolar, o presidente recém-empossado tenta criar um inimigo comum para a sociedade – o professor”, diz o documento da CNTE. O assunto é polêmico.
Livro didático
O MEC voltou atrás da nova versão do edital do Programa Nacional do Livro Didático, que suspendeu a versão publicada em 2 de janeiro. O novo edital retirava a restrição que proibia a presença de publicidade nas obras didáticas. No novo texto, o órgão suprimia ainda o trecho que exigia que a obra estivesse “isenta de erros” e a determinação de “incluir revisões bibliográficas”.  O combate à violência contra a mulher e a promoção da cultura quilombola também não estariam mais no documento. O edital serve de orientação para a aquisição de obras distribuídas pelo governo a alunos do ensino fundamental das escolas públicas do país.

Márcia Assis no Kennedy
A competente professora Márcia Maria Alves de Assis foi nomeada pela governadora Fátima Bezerra para o cargo de diretor geral do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ifesp), da Secretaria Estadual de Educação. Márcia Assis estava atuando na UERN, em Mossoró. O “Kennedy” é a mais importante instituição de ensino vinculada ao estado do RN.

Novos cursos na ZN
Educação Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia e Nutrição passam a compor a lista de cursos oferecidos pela UnP na Avenida João Medeiros Filho, Zona Norte. Todas as graduações estão disponíveis na modalidade Tradicional, com exceção da Licenciatura em Educação Física ofertada como “Semipresencial ‘.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas