Compras coletivas chegam a Natal

Publicação: 2010-10-15 00:00:00 | Comentários: 6
A+ A-
Renata Moura - Repórter de economia

Ir ao teatro, ao salão de beleza ou a um super jantar. E, na hora de pagar, receber descontos entre 50% e 90%. Ofertas tentadoras como essas se espalham com velocidade pela internet e ganham cada vez mais adeptos no Brasil, num sistema que desde 2008 faz sucesso nos Estados Unidos: o de compras coletivas. O modelo é movido por sites especializados em anunciar promoções diárias que são ativadas quando vendidas a um número “mínimo” de consumidores. Em franco processo de expansão, os negócios do ramo se multiplicam no país, têm chegado com força ao Nordeste e, nesse movimento, se preparam para fisgar os primeiros clientes no Rio Grande do Norte.

Negócios do ramo se multiplicam pelo país e chegam agora aos internautas da capital potiguarNo estado, Natal será o primeiro alvo das investidas. Nomes de peso como o norte-americano Groupon, primeiro site de compras coletivas do mundo - que, no Brasil, marca presença por meio do Groupon ClubeUrbano - já anunciaram que criarão páginas com ofertas específicas para a capital potiguar. O Peixe Urbano, pioneiro e maior no setor de compras coletivas em território canarinho, deverá sair porém, na frente e programava para a 0h de hoje o lançamento das primeiras promoções na cidade.

O sucesso obtido em mercados vizinhos na região, como Fortaleza, Recife e Salvador foi decisivo para que a empresa partisse para a nova investida, diz a diretora de Comunicação do Peixe Urbano, Letícia Leite. A companhia não divulga o número de cadastrados por estado, mas, com mais de 1 milhão de usuários no país, diz que o volume é crescente, embalado pela popularização da internet e das redes sociais, que ajudam a multiplicar a velocidade de difusão das ofertas do dia.

Em Natal, equipes em campo têm prospectado empresas parceiras e já contabilizam contratos fechados com estabelecimentos como o restaurante e pizzaria Mazzano, o restaurante de comida japonesa Irachai Sushi House e o spa urbano Revivare. “Os sites de compras coletivas são ferramentas de marketing por meio das quais as empresas dão descontos super agressivos e recebem em troca a exposição da marca para potenciais clientes, garantindo, com isso, o aumento no volume de consumidores num curto intervalo de tempo”, diz Letícia.

A estratégia para despertar o apetite dos usuários geralmente inclui o envio alertas sobre as promoções, por e-mail, para a base de cadastrados. Além da mala direta, redes sociais como Facebook, Orkut e Twitter ajudam a espalhar ainda mais os anúncios. “Isso gera um boca a boca enorme e leva o cliente até eles (parceiros). Agora, é importantíssimo que tenham um serviço nota 10, porque essa é a oportunidade de fidelizar o cliente”, observa a executiva.

Internautas devem estar atentos ao comprar

As compras coletivas podem ser boas alternativas, mas os interessados devem ficar atentos e, claro, ser cautelosos. Ler muito bem os detalhes dos anúncios é um dos segredos para evitar dores de cabeça, diz o analista de suporte curitibano e criador da comunidade “Compras Coletivas”, em que consumidores trocam experiências e dicas no Orkut, João Paulo Lemos. “Alguns lugares limitam o uso dos vales a determinados dias da semana ou horários, você tem que saber o que está comprando para não se arrepender depois”, diz. “Outra dica, válida para bares e restaurantes, é ligar antes e fazer reserva de mesa. Alguns lugares exigem isso e escrevem nas regras, outros não exigem, mas quando você chega no restaurante vai ter que esperar 1 hora para ser atendido porque todo mundo resolveu usar o vale no mesmo dia. Apesar dos cupons terem um prazo de validade longo, de uns 6 meses, quase ninguém quer esperar, então nas primeiras semanas com certeza o lugar vai estar com bastante movimento”, recomenda.

O consumidor também deve ter em mente que está pagando com desconto, mas que não é por isso que deve receber apenas uma “amostra” do produto. Deve exigir exatamente o que consta na oferta. “E não pode-se deixar de reclamar com o site de compra coletiva sobre qualquer problema que tiver com o estabelecimento (anunciante). O site é tão responsável quanto o próprio lugar caso algo saia errado”, observa João Paulo Lemos.

Rúbia Ferrão, advogada especialista em direito eletrônico, da Opice Blum Advogados Associados, explica que o Código do Consumidor estabelece responsabilidade em cadeia. Tanto quem comercializa quanto o fabricante, o responsável pelo produto, podem responder em caso de problemas. Cuidados como checar se o site é idôneo, se é alvo de reclamações de outros  consumidores, se tem endereço físico e se é possível entrar em contato com facilidade para tirar dúvidas ou fazer reclamações também estão na lista de precauções que sugere. “Com os mecanismos de busca que temos hoje e com um mero clique conseguimos verificar facilmente tudo isso”, diz.

Retorno

O modelo, que para o consumidor permite conhecer vários locais e produtos da cidade com desconto, para o lojista é uma forma de publicidade barata e direta, diz  Felipe Batista, diretor comercial do Regateio.com, o primeiro site de compras coletivas com DNA nordestino, que também está se expandindo para o RN. “Geralmente a empresa está vendendo o produto a preço de custo. Está deixando de lucrar, entre aspas, para que centenas de pessoas conheçam o estabelecimento dela. Mesmo assim, ainda há a chance de ganhar no agregado. Porque quem vai a um restaurante, por exemplo, pode pedir sobremesa e pagar taxas que não estão inclusas na promoção. Se for bem atendido, esse cliente volta depois, pagando o preço inteiro”.

continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários

  • pechinchadasemana.com

    Boa noite a todos, Assim como o nobre colega do Regateio, o Pechincha da Semana está com vagas abertas para city managers em varias capitais. Portanto, aqueles que tiverem interesse favor enviar currículo para: mariaeduarda@pechinchadasemana.com Atenciosamente Maria Eduarda www.pechinchadasemana.com

  • costa5340

    Um ótimo site entrando em São paulo com ofertas de eletronicos e serviços parabens www.osuperdesconto.com.br vale a pena dar uma olhada

  • natsiq007

    ? Ja conhecem a valejunto? www.valejunto.com.br um site muito bacana, um agregador de ofertas! Onde reuni em uma unica pagina os maiores sites de compra coletiva do pais! São ofertas de 50 a 99% de desconto tudo segmentado por cidade e por categoria. Vale a pena conferir e acessar! Siga-nos no twitter: @valejunto . Acesse o site e confira diariamente, são mais de 200 ofertas pra você curtir.

  • contato

    acesse www.drjonatas.com.br

  • diego.a.biscaia

    Já viram o Curitibando? Esse foi o 1º site de compra coletiva focado para Curitiba. Acho 10 sites que focam na cidade, acho qeu isso incita mais ainda os comerciantes a fazerem ótimas promoções, o que favorece nós, consumidores! Pra quem quiser conferir, ta ae: http://www.curitibando.com.br

  • blackd

    Opa, fui entrevistado nessa, sou da comunidade Compras Coletivas, convido todos a participar da comunidade, tem uma troca de informaçoes muito boa sobre o assunto! http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104995134