Cookie Consent
Roda Viva - Cassiano Arruda Câmara
Comunicação no RN faz 60 anos com pouca divulgação
Publicado: 00:00:00 - 15/05/2022 Atualizado: 15:56:47 - 14/05/2022
A Universidade Federal, finalmente, lembra os 60 anos de ensino de Comunicação no RN, como sendo 60 anos do seu DECOM, incorporando os 13 anos da Faculdade de Jornalismo Eloy de Souza, estadual.

Reprodução


Mas nem criou ainda um grupo de trabalho (que abundam na comunidade universitária) para cuidar desse aniversário. Por enquanto saiu, no Portal da UFRN, uma reportagem (correta) de Adriene Galvão, Ana Lourdes Bal e José de Paiva Rebouças, da AGECOM, que tentaram o impossível: registrar mais de meio século de uma pioneira instituição de ensino, numa matéria.

A fase pioneira da Faculdade, a segunda do Brasil (a primeira foi a Casper Líbero, de São Paulo), quando teve maior interação com a comunidade com projetos como o jornal semanal (EXTRA primeiro jornal-laboratório disputando o mercado); o jornal MÃE LUÍSA (experiência pioneira em jornal comunitário feito por universitários) e o programa “Xeque Mate”, restrito ao auditório da Faculdade (antes de chegar a TV-U), mas, mesmo assim, apontando pelo próprio como episódio  importante para a eleição do senador Agenor Maria, em 1974. Depois de incorporada à UFRN e virou urso perdeu a interação que tinha com a comunidade, mesmo possuindo agora uma emissora de TV (a TV-U) distante 50 metros da sede do DECOM e seu integrante.

Doação de mil obras de arte para a Ufersa
A professora Isaura Rosado está fazendo doação à Ufersa, em comodato, de mil obras de arte de artistas de Mossoró, de sua coleção particular, que servirão para instalação de um museu de arte mossoroense. Isaura é candidata a nossa Academia de Letras, na vaga do ex-governador Geraldo Melo.

Reprodução


Isaura fez uma exposição de sua coleção transformada em livro: “uma pequena amostra das obras de arte que eu tenho adquirido ao longo dos últimos 25 anos, obras dos próprios artistas, compradas em leilão e que venho fazendo esse acervo que hoje alcança mais de 2 mil obras, é um recorte das artes plásticas do RN”, na humildade dela.

Primeiro açude contra a seca volta a tomar água
Uma das primeiras grandes obras contra a seca no Nordeste, o açude Cedro, em Quixadá, Ceará (a 160 Km de Fortaleza), que esteve completamente seco, desde 2016, começou a recompor seu estoque com as chuvas deste ano.

O açude Cedro teve sua ordem de construção autorizada por d. Pedro II em decorrência do grande impacto social provocado pela seca de 1877 - 1879, mas só foi concluído em 1906, na República. O  Cedro só secou totalmente nas secas de 1930. 1932. 1950, 1999 e nessa última seca de 2016.

Defensora da Ivermectina e Bolsonaro quer ser deputada
A médica infectologista Roberta Lacerda, que se lançou defendendo a “invermectina” para curar a Covid-19, assim como as teses do presidente Bolsonaro, é candidata a Deputada Federal pelo PL e já chegou à TV.

Coronel-Deputado defende a volta da monarquia  
O deputado-coronel Azevedo, no seu terceiro mandato revelou-se monarquista, justificando uma pauta conservadora, entrou no Movimento Pró-Monarquia; enquanto a monarquia não vem apoia Bolsonaro.

RN merece um “Prêmio Nobel”
Se houvesse um “Prêmio Nobel” de Puxasaquismo, seríamos imbatíveis com essa estampa, de autor desconhecido, que voltou a rodar na Internet. Retratar a nossa Governadora como Nossa Senhora de Fátima é demais... 

Reprodução


Severo é lembrado depois de 120 anos
Depois de ser muito “deshomenageado”, deixando de ser nome de município (atual Campo Grande) e de aeroporto (reduzido a estação de passageiros da Base Militar) Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, nascido em Macaiba em 1864, e morto no acidente do dirigível Pax, em Paris, em 1902, há 120 anos, volta a ser lembrado pelos seus conterrâneos.

Reprodução


No Diário Oficial saiu um ato da governadora Fátima Bezerra criando um Grupo de Trabalho, presidido pelo vice-governador Antenor Roberto e com 12 integrantes, para estudar o translado dos restos mortais do nosso pioneiro da aviação, no Rio de Janeiro. Mais importante do que trazer, é definir, antecipadamente, o que se pretende fazer com seus restos mortais. A programação começou, quinta-feira, com o lançamento do livro “Augusto Severo: o homem que sonhou voar”, no Museu da Rampa, no dia do aniversário de sua morte. Museu que mantém uma exposição sobre o tema que teve curadoria de Leide Câmara.

Da Serra do Mel Lalau faz 400 mil seguidores
Tem um norte-rio-grandense do Interior, 42 anos, na trilha do baiano Iran Ferreira, 20 anos, o “Luva de Pedreiro” (grande fenômeno das redes sociais). - É Leonardo Quirino, morador da Serra do Mel (a 250 quilômetros de Natal), maior produtor de caju do RN, e que tira o seu sustento de “quebrar” castanha.

Reprodução


Conhecido por Lalau, ligado em futebol e avesso à tecnologia, virou um fenômeno da Internet, onde, do “meio do mato” conquistou 300 mil seguidores no Tik Tok e 30 mil no Instagram, com um blog ,“A tropa de Lalau”, que se sustenta nos seus posts, jogando  e comentando futebol. Esta semana, ganhou reportagem de página inteira n’O Estadão apresentado como um fenômeno, ainda desconhecido no seu Estado. Ele não é o primeiro. 

Baixo Assu chega ao fim com 300 lotes familiares
O Governo do Estado começa a seleção de agricultores e agricultoras familiares para receberem um dos 300 “lotes familiares”, de 3 hectares cada, no projeto Baixo Assu...

Para conclusão total do projeto também faltam quatro lotes empresariais (100 hectares) que boiaram nos leilões e serão leiloados novamente, antes do secretário Guilherme Saldanha considerar concluído o projeto, depois de mais 30 anos.

Estudantes da UFRN poderão estudar sem pagar em Portugal
O Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, firmou parceria com a UFRN para que estudantes possam cursar presencialmente na universidade portuguesa, sem a necessidade de pagamento da taxa  anual cobrada pelas universidades portuguesas.

Reprodução


As taxas e anuidade do intercâmbio para o IPB podem custar até R$ 7 mil. A participação da UFRN no intercâmbio permite a isenção dessas taxas, além da possibilidade de cursar em outro país da Europa.

A seleção para o primeiro semestre letivo do IPB (de 19 de setembro de 2022 a 18 de fevereiro de 2023) está aberta. Inscrições até a próxima quinta-feira, 19 de maio pelo endereço eletrônico mobilidade@siri.ufrn.br.

Estoque acumulado em sete açudes são de bom inverno
As autoridades que atuam na área de recursos hídricos distribuíram uma nota com a relação de sete açudes do RN que atingiram a marca de 100% de sua capacidade, o que, por si só, representa a “notícia de um bom inverno”. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Estado, acumulava, já em abril, 1.279.579.437 m3, equivalente a 53.92% de sua capacidade total, que é de 2.379.579. 437 m3.

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte