sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Comunistas (1)

- Publicidade -

Os dirigentes do PC do B vão se reunir no dia 12 de fevereiro para discutir os rumos do partido nas eleições deste ano. A tendência da legenda é apoiar as candidaturas à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da governadora Wilma de Faria. Mas, talvez os líderes da sigla comunista tenham que baixar o centralismo “democrático”, porque a adesão às coligações governistas não é consenso entre os militantes do partido. O centralismo democrático é a forma de organização que faz parte da tradição dos partidos comunistas, nos quais os filiados têm que se submeter às instâncias partidárias, mesmo que discordem do teor da decisão tomada.

Comunistas (2)

Além da polêmica sobre o apoio ao governo, há outra definição que deve provocar divergências no PC do B. O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, padre Fábio Santos, é filiado ao partido e tem intenção de disputar um mandato na Assembléia Legislativa. Mas há dirigentes da legenda que preferem ele entre os que vão concorrer a um mandato de deputado federal. Mais uma vez, a vontade da direção pode ser imposta a um filiado. E não haverá muita alternativa para padre Fábio, porque ele não poderá deixar o partido para se candidatar por outra legenda, porque o prazo de mudança de filiação em tempo hábil para o registro de candidatura já encerrou.

Adesão

O prefeito de Poço Branco, Roberto Lucas, deixou o PPS e ingressou no PMN, a convite do presidente estadual do partido, deputado Robinson Faria.

Bancadas

A proposta do presidente da Câmara, Aldo Rebelo, de aumentar o número de deputado federais foi bombardeada por comentaristas políticos de alguns meios de comunicação do país. “Poucas vezes tem aparecido um assunto tão inoportuno como esta proposta descabelada de aumentar o número de deputados federais”, advertiu a cientista política Lúcia Hippolito, da rádio CBN. Janio de Freitas, colunista da Folha de São Paulo, foi ainda mais enfático: “De desatino em desatino, faz agora a Câmara que se discuta o aumento do número de deputados, com base em um projeto cuja tramitação será decidida na próxima semana. Alterar o número de deputados é uma necessidade, sim, mas para diminuí-lo”.

Trombone

A tropa não está nada satisfeita com os rumos das negociações para aprovação do novo estatuto da Polícia Militar. Isso porque o governo quer retirar alguns pontos considerados essenciais pelas entidades de classe.

Punição

A Primeira Câmara do TCE julgou como irregular as contas da então prefeita Ivone de Freitas Viana, do município de São Francisco do Oeste, relativas ao Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). Ela terá que restituir R$ 219 mil ao município, além do pagamento da multa de R$ 21 mil. Ainda cabe recurso da decisão.

Homenagem

O empresário Haroldo Avezedo foi o patrono da turma de Ciências Contábeis da Facex, que colou grau numa solenidade ontem no Centro de Convenções. Hoje, Haroldo Azevedo será homenageado na festa de formatura da mesma turma. A iniciativa de sugerir Haroldo Azevedo como patrono foi da concluinte Rayssa Pinheiro. A sugestão teve aprovação unânime dos demais concluintes.

Fiscalização

Portaria do Tribunal Superior Eleitoral — publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União — autoriza o encaminhamento à Receita Federal de denúncias, por qualquer cidadão, sobre o uso indevido de recursos, em campanha eleitoral, ou sobre atividades suspeitas de partidos políticos. A Receita publicou também instrução normativa sobre o registro de comitês financeiros de partidos políticos e de candidatos a cargos eletivos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Majoritária (1)

O presidente estadual do PT, Geraldo Pinto, o “Geraldão”, reconhece que a sigla pode reivindicar a vaga de vice-governador na chapa que será liderada pela governadora Wilma de Faria. Essa possibilidade será discutida pelos integrantes do diretório do partido no RN. O atual secretário de Saúde, Ruy Pereira, poderá ser o nome indicado pelos petistas para a vaga.

Majoritária (2)

Mas, Geraldo Pinto lembra que, por enquanto, não há decisões tomadas a respeito de coligações e nomes para compor a chapa. “Somente iniciaremos esse debate a partir de 7 de fevereiro, quando o diretório estadual irá se reunir”, avisou o dirigente petista. Ele confirmou, contudo, que “o PT tem toda disposição em integrar uma aliança com Wilma de Faria.” Geraldão destacou que o partido possui quadros com preparo para ocupar diversos postos numa chapa e colaborar numa campanha eleitoral.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas